Página inicial > Notícias > Espaços na nuvem: saiba mais sobre as condições para o uso de espaços virtuais on-line no âmbito da UFABC

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 15h55

Nos últimos anos, a UFABC passou a contar com serviços oferecidos pelas empresas Microsoft e Google. O uso dessas ferramentas de comunicação e informação faz parte das práticas de relacionamento com universidades adotadas por essas organizações, que viabiliza aos membros da comunidade universitária, o fornecimento de serviços on-line, sem custos monetários para as instituições, como os espaços para armazenamento em nuvem. No momento atual, a UFABC utiliza apenas estes serviços gratuitos, disponibilizando-os de diferentes maneiras, a depender da forma de interação da empresa ofertante com a instituição.

É importante destacar que as funcionalidades e produtos gratuitos utilizados no contexto das universidades, incluindo a UFABC, estão sob a governança da Microsoft e da Google e estas empresas possuem a prerrogativa de descontinuar esses serviços ou alterar suas condições a qualquer momento.

Um exemplo dessa prática foi observado em 2021, quando a Google decidiu limitar significativamente as modalidades de serviços, inclusive de espaços em nuvem, até então oferecidos à UFABC. Essa mudança demandou que a Universidade se adequasse às novas condições estabelecidas pela Google, conforme informes enviados à comunidade entre os anos de 2021 e 2023. Tais adequações culminaram nos limites hoje vigentes em relação à distribuição de espaços virtuais da Google às servidoras e aos servidores da Universidade.

No caso específico da interação entre UFABC e Microsoft, inicialmente, o acesso aos serviços de nuvem desta empresa foi viabilizado (pela empresa) apenas para pessoas com vínculo estudantil na instituição. Embora atualmente já existam alguns caminhos para viabilizar o uso dessas funcionalidades para servidoras e servidores da UFABC, a Microsoft - assim como a Google - utiliza-se da prerrogativa de definir os limites de oferta dessas ferramentas on-line, podendo reduzir o tamanho dos espaços e descontinuar determinadas funcionalidades a qualquer momento.

De imediato, sobre as dificuldades enfrentadas por algumas pessoas da comunidade universitária em relação ao armazenamento de conteúdos em nuvem vinculados especialmentes as suas atividades didáticas, de pesquisa, extensão e administrativas, cabe reiterar que a equipe de suporte do Núcleo de Tecnologia e Informação da UFABC (NTI) está inteiramente à disposição para dialogar e buscar soluções (mesmo que ainda paliativas ou temporárias) para mitigar problemas e melhorar as condições de uso desses espaços virtuais. Caso você esteja enfrentando alguma dificuldade neste sentido, basta acessar a Central de Serviços, no endereço eletrônico central.ufabc.edu.br, abrir um chamado e aguardar contato da equipe de profissionais do NTI.

No âmbito institucional, a UFABC vem tomando as providências necessárias, pois já identificou a necessidade de discutir e estabelecer diretrizes e complementar as orientações para lidar com essas e outras questões relevantes relacionadas ao armazenamento de informações em espaços virtuais on-line.

Importante ressaltar, por fim, que a UFABC está em um momento crucial de discussão sobre seu futuro: o processo de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos 10 anos, o PDI-2024-2033.

A construção de diretrizes formais no campo das tecnologias informacionais é, sem dúvida alguma, elemento estratégico fundamental que precisa ser debatido neste processo de planejamento coletivo. O convite para a construção do novo PDI é voltado para toda a comunidade universitária e o envolvimento amplo e diverso neste processo certamente permitirá a definição de caminhos institucionais mais seguros, autônomos e efetivos no que tange também a essa temática.

Não deixe de participar do planejamento do futuro da UFABC!

Acesse pdi.ufabc.edu.br e traga suas contribuições para o novo PDI-UFABC | 2024-2033!

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI / Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI