Página inicial > Notícias > Servidores da UFABC tem oportunidade de treinamento gratuito de combate a incêndio e primeiros socorros

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 11h24

Capacitação pode auxiliar servidor(a) na proteção de familiares e colegas de trabalho dos riscos de incêndio.

Dia 04 de julho terá início uma nova capacitação de servidores da UFABC (Docentes e TAs) para atuarem na orientação e atendimento primário, em situações de emergência. O treinamento capacitará os participantes para ações de prevenção, primeiros socorros, abandono de área e combate a princípio de incêndio.

Para Sérgio Carvalho, servidor do NTI, “Os conhecimentos adquiridos contribuem até para o dia a dia, em situações que vivemos em nossas casas, como um vazamento de gás, engasgamento ou mesmo alguém que venha a necessitar de cuidados básicos de pronto atendimento”. Bianca Genezini, servidora da SUGEPE, concorda e acrescenta que o curso “É empoderador! Ele nos dá o poder de salvar vidas, não apenas das pessoas da comunidade acadêmica, mas de qualquer pessoa, inclusive dos nossos familiares”.

Os treinamentos são realizados em ambiente apropriado e externo à UFABC, através da contratação de empresa especializada e habilitada para tal finalidade, e abrange conteúdos teóricos e práticos. Os grupos do curso de formação ou atualização da brigada de incêndio são compostos por, no máximo, 30 alunos. Os treinamentos são realizados sempre em conformidade com o Decreto Estadual nº 63.911/2018 e Instrução Técnica – IT de nº 17/2019, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

brigada de incendio da Universidade Federal do ABC

Capacitação da Brigada de Incêndio da UFABC nos Centros de Treinamentos

Odilon Nascimento, Chefe da SEST e Coordenador da Brigada de Incêndio da UFABC, explica que além da capacitação externa, há também um momento de reconhecimento de área, realizado internamente “Após os treinamentos externos, os brigadistas participam de reuniões internas promovidas pela SEST, para reconhecimento dos ambientes da edificação, das áreas de risco e dos sistemas de proteção contra incêndio existentes onde cada Brigadista trabalha em seu dia a dia”.

Não perca essa oportunidade! As vagas para o curso que se inicia no próximo dia 04/07 estão abertas, acesse o formulário para inscrição. Dia 18/7 haverá uma nova turma.