Página inicial > Notícias > Técnicas e técnicos administrativos da UFABC participam de curso de capacitação em planejamento das contratações à luz da nova lei de licitações

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 17h42

A Universidade Federal do ABC (UFABC), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE), da Pró-reitoria de Administração (PROAD) e da Prefeitura Universitária (PU), ofereceu um curso de capacitação para técnicas e técnicos administrativos (TAs) da Universidade com o tema "Planejamento das Contratações à Luz da Lei nº 14.133/2021". O curso foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de março de 2023, no Campus Santo André.

O curso contou com a participação de 40 servidoras e servidores TAs, de diversas áreas da Universidade, e foi motivado pela relevância do assunto associado ao tema Logística e Compras Públicas, somado à necessidade de desenvolvimento indicada no PDP (Plano de Desenvolvimento de Pessoas) 2023 da UFABC.

A Lei nº 14.133/2021, também conhecida como Nova Lei de Licitações, traz mudanças significativas para a forma como as licitações são realizadas, visando garantir maior transparência, eficiência e integridade nas contratações públicas. O curso foi ministrado pela empresa Consultre e abordou tópicos como ETP (Estudo Técnico Preliminar) e TR (Termo de Referência), que são etapas essenciais do planejamento de uma contratação, entre outros.

O curso foi organizado em modalidade presencial, o que, de acordo com Marcelo Batalha, chefe da Divisão de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoal da SUGEPE, "propicia o debate e a troca de experiências durante a aula, agregando mais conhecimento e bagagem aos participantes". Eduardo Cocarelli, que atua como chefe da área de contratos na PROAD, afirmou que "a capacitação do pessoal que atua com processos de compras se tornou essencial para garantirmos que a UFABC continue no caminho de excelência também em relação às suas práticas administrativas".

Os participantes do curso elogiaram a oportunidade de compartilhar suas experiências e dificuldades enfrentadas diariamente. Daniel Lot, que atua na Divisão Administrativa da PU, ressaltou que "cursos como este ofertado pela UFABC nos prepara para os desafios impostos pela alteração legislativa". A servidora Juliana Macencini, da PU, destacou a oportunidade de troca de experiências entre os servidores de diversas áreas e órgãos, e a servidora Cintia Heckmann, da Superintendência de Obras da UFABC, elogiou a expertise do instrutor e a troca de experiências entre servidores de diferentes setores, que agregou valor ao treinamento e às relações interpessoais.

O próximo curso oferecido pela UFABC será "Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos à Luz da Lei nº 14.133/2021", a ser realizado nos dias 10 e 11 de abril. O curso abordará tópicos voltados ao fluxo da execução contratual, à atuação de gestores e fiscais, além de aspectos relacionados à alteração, prorrogação, rescisão e extinção de contratos.

Marcelo Batalha destacou que promover o desenvolvimento dos servidores públicos possibilita o aprendizado de novas técnicas e abordagens para resolver problemas, aperfeiçoar os processos e levar a um melhor desempenho nas atividades, com estímulo à inovação e à criatividade.