Página inicial > Notícias > Estudantes da UFABC produzem EPIs para profissionais da saúde

Estudantes da UFABC produzem EPIs para profissionais da saúde

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 14h15

Alunos da Universidade Federal do ABC, em parceria com as empresas Tenda Digital e Engenhoteca, criaram o projeto Mask Makers Brasil. Trata-se de uma plataforma digital que mapeia e reúne grupos makers de todo o país, que desenvolvem e produzem equipamentos de proteção individual (EPIs) para serem distribuídos a hospitais, unidades de saúde e clínicas.

Além de gerenciar a plataforma, o grupo – composto pelos estudantes Pedro Henrique Birais, Ivan Seidel, João Pedro Paulino, João Pedro Vilas Boas, Marcos Vinícius Fabiano de Oliveira, Rafael Telles, Júlio César Pereira, Samilla Macedo, Marcus Vinicius Holanda e Renata Paes – também produz protetores faciais e os distribui gratuitamente para hospitais e unidades de saúde da região do Grande ABC.

A produção dos protetores faciais pode ser realizada por meio de diferentes técnicas. No caso dos discentes da UFABC, a estrutura de fixação à cabeça é gerada em uma impressora 3D e a folha de proteção é produzida por meio da técnica de corte a laser. O grupo já produziu mais de 300 protetores faciais para a região do Grande ABC e, no Brasil, os grupos mapeados já contabilizam mais de 20 mil equipamentos.

A plataforma disponibiliza informações tanto para as unidades de saúde que necessitam dos equipamentos quanto para pessoas e grupos que possuem interesse em ajudar no desenvolvimento e produção dos EPIs. Para saber mais sobre o projeto e saber como apoiar a iniciativa, basta acessar a plataforma Mask Makers Brasil

Veja também um vídeo sobre o projeto.