Página inicial > Notícias > Gênero, Equidade e Diversidade: UFABC reafirma compromisso com a igualdade de gênero em projeto com outras Universidades e Institutos de São Paulo

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 17h09

No Dia Internacional da Mulher, representantes de universidades e institutos paulistas se reuniram para discutir e desenvolver ações conjuntas de igualdade de gênero. A Profa. Claudia Regina Vieira, Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, esteve na na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como porta-voz da UFABC.

rede equidade universidades estaduais ifsp unicamp 20230308 amp 02

Lançamento da Rede Equidade pelas universidades estaduais paulistas e IFSP (Antoninho Perri/SEC Unicamp). O evento foi transmitido pelo canal Direitos Humanos Unicamp no YouTube.

O evento marcou o lançamento da Rede Equidade, com a elaboração de uma Política de Equidade de Gênero que considere as articulações entre gênero e outras diferenças e desigualdades e permita promover o compartilhamento de dados e experiências, lidar colaborativamente com os desafios e desenvolver recursos e competências que possam apoiar as instituições em seus esforços para aprofundar a inclusão de segmentos historicamente excluídos do ensino superior.

A iniciativa reúne USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFABC (Universidade Federal do ABC), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e IFSP (Universidade Federal de São Paulo).

rede equidade universidades estaduais ifsp unicamp 20230308 amp 11

Claudia Vieira; pró-reitora de assuntos comunitários e políticas afirmativas da UFABC. (Antoninho Perri/SEC Unicamp)

Durante a mesa-redonda, as dirigentes compartilharam iniciativas das instituições em que atuam. Em sua fala, a Pró-Reitora Claudia Vieira enfatizou, na UFABC, a ação de coletivos, reserva de vagas para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans, tanto na graduação, como na pós-graduação e na escola preparatória. Também salientou as mulheres nas posições de direção: “Estamos buscando entrar nos espaços e mostrar quem somos efetivamente. É necessário que as mulheres entrem na universidade como figuras e pessoas de saber, como pesquisadoras de fato”.

Para além dos campi, a Rede Equidade visa elaborar ações estratégicas, realizar pesquisas, melhorar diagnósticos e estruturar políticas afirmativas que possam servir de subsídio também para o poder público e outras esferas da sociedade.

O encontro foi organizado pela professora Ana Maria, da Comissão Assessora de Gênero e Sexualidade da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp e contou com a participação das professoras Silvia Santiago (Diretoria Executiva de Direitos Humanos/Unicamp), Raiane Assumpção (Reitora da Unifesp), Caroline Jango (IFSP, Diretora Geral do Campus Hortolândia), Ana Lanna (Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento da USP), Maria Arminda do Nascimento Arruda (Vice-Reitora da USP), Maysa Furlan (Vice-Reitora da Unesp), Ana Beatriz (Reitora da UFSCar) e Maria Luiza Moretti (Coord. Geral/Vice-Reitora da Unicamp).

Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFABC

Em agosto de 2022, O Conselho Universitário (ConsUni) estabeleceu a Política de Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade Federal do ABC. A iniciativa tem como foco a promoção da igualdade e equidade de gênero e o combate às violências contra as mulheres e as pessoas LGBTQIAPN+. Uma das propostas foi a inclusão obrigatória da disciplina “Estudo de Gênero” em todos os cursos de ingresso da Universidade.

A política de diversidade sexual e de gênero foi definida como de caráter transversal, sendo responsabilidade de todas as instâncias da UFABC zelar pelo seu cumprimento no desenvolvimento de suas ações e responsabilidades relativas à promoção, conscientização e educação sobre a diversidade sexual e de gênero e o combate às violências vinculadas ao tema.