Página inicial > Notícias > Outono e inverno: estações exigem cuidados redobrados com doenças respiratórias e hiportermia

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 17h38

Desde a chegada do outono, que segundo o Instituto Nacional de Meteorologia começou no Hemisfério Sul dia 20 de abril e terminou no dia 21 de junho, as doenças respiratórias e alérgicas começam a aparecer com mais intensidade. Neste momento, estamos no inverno, que termina em 23 de setembro, e as temperaturas mais baixas típicas dessas estações favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e COVID-19, além das doenças como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite aumentam consideravelmente. A transmissão dessas patologias se dá através de gotículas ou aerossóis dispersos no ar e ocorre por causa do confinamento e permanência em espaços fechados e com pouca ventilação, o que facilita a circulação de microrganismos, principalmente dos vírus respiratórios, por isso a importância de manter os ambientes abertos e arejados.

Outra forma simples, muito eficaz e indispensável de prevenção das doenças respiratórias como gripe, e as causadas por bactérias, fungos e outros vírus é a lavagem correta das mãos e o uso de álcool gel ou liquido 70%. Além do uso de máscaras.

A imunização é muito importante para evitar casos graves das doenças mais comuns no outono e no inverno e o ideal é buscar as unidades básicas de saúde, além dos postos volantes de cada município. Até o dia 16/06/2023 foram aplicadas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 47 milhões de doses de vacinas contra a gripe.

Seguem algumas doenças comuns no outono e no inverno:

Asma é um processo inflamatório crônico dos pulmões e vias aéreas oriundo de fatores genéticos (histórico familiar) e desencadeados por fatores ambientais como poeira, poluição do ar, umidade do ar atmosférico etc. Os sintomas da asma são: dificuldade para respirar; tosse, chiado no peito e sensação de aperto no peito. Até o momento, a asma não tem cura e sim tratamento, e por isso a pessoa teve procurar tratamento médico especializado.

Gripe causada pelo vírus Influenza. Os sintomas são febre alta e de início repentino, dores no corpo e fadiga. A prevenção é lavar bem as mãos, evitar aglomerados de pessoas, lugares sem ventilação e tomar a vacina todos os anos.

Pneumonia é uma doença inflamatória e infecciosa nos pulmões que pode ter origem bacteriana, viral ou fungica. Os principais sintomas são: dor no peito, febre alta, tosse e taquipneia (respiração rápida), é importante que a pessoa acometida por esses sintomas procure imediatamente um médico, especialmente se for idoso ou criança, pois nessas populações a pneumonia pode ser muito grave levar a pessoa a óbito.

Bronquite é um processo inflamatório que atinge os brônquios, canais que conduzem o ar da traqueia até os alvéolos pulmonares/pulmões, provoca edema(inchaço) nesses canais e assim dificulta a chegada do ar aos pulmões. Alguns dos sintomas são: dificuldade para respirar, tosse seca e com secreção. O tratamento é feito com a ministração de fármacos conforme orientação médica e combate ao agente que desencadeou a inflamação.

Outro problema de saúde pública e social muito comum afeta e pode levar a morte principalmente as pessoas em situação de rua, é a hipotermia, ou seja, queda significativa e perigosa na temperatura do corpo devido ao longo tempo de exposição ao frio e ocorre quando a perda de calor do corpo excede a sua produção. Os idosos também são uma população vulnerável e correm mais risco, pois tem uma diminuição da sensação térmica e mais dificuldade de mobilidade e comunicação, além de terem uma diminuição do tecido subcutâneo.

A hipotermia causa lentidão em todas as funções fisiológicas do organismo, desde o sistema respiratório, cardiovascular, acuidade mental, ao tempo de reação neuromuscular a taxa metabólica. Quando o corpo atinge uma temperatura inferior a aproximadamente 30 graus Celsius a termorregulação cessa e é necessária uma fonte externa de calor.

Como cuidar de uma pessoa com hipotermia: remover roupas úmidas e seca-la, imediatamente oferecer roupas quentes e cobertores, além de oferecer alimentos e bebidas quentes, em casos extremos em que a hipotermia é moderada ou grave acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

As dicas acima foram listadas pela Seção de Promoção à Saúde (Enfermaria) da UFABC. A Seção é atualmente vinculada à Coordenadoria de Assuntos Comunitários, da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas - PROAP UFABC, e tem por objetivo realizar ações de promoção, prevenção e educação em saúde visando à qualidade de vida da comunidade acadêmica, além de prestar atendimento básico em casos pontuais em que há um agravo à saúde no período em que a pessoa estiver nas dependências da universidade. Para saber mais, acesse a página da Seção no site da PROAP.

Texto: Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas - PROAP UFABC