Página inicial > Notícias > UFABC participa da Semana de Luta Antimanicomial de Santo André

UFABC participa da Semana de Luta Antimanicomial de Santo André

Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2023, 17h31

Universidade foi palco e passarela para o Mental Fashion Day, evento da Semana da Luta Antimanicomial de Santo André.

Ao final da década de 1980 foi estabelecida a data 18 de maio como o Dia da Luta Antimanicomial e, desde então, atividades e manifestações são realizadas em todo o território nacional durante o mês, com o objetivo de combater o preconceito e jogar luz nas diversas violações de direitos cometidos nos manicômios.

No último dia 17, a Prefeitura de Santo André, em conjunto com programas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e com apoio da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP UFABC) realizou o Mental Fashion Day, evento que fez parte da Semana de Luta Antimanicomial de Santo André. A festividade trata-se de um, encontro anual que reúne usuários e profissionais dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), além familiares e outros profissionais da área.

A partir das 9h30, o campus de Santo André da UFABC foi tomado por cores, bandeiras, emoção e expressão. As dores, expressadas através da arte, foram acompanhadas pelo canto que ecoava por todo o piso vermelho da Universidade. A rampa que avança às salas de aula, de repente tornou-se passarela. E, de outro modo, também acabou por ensinar quem estava na plateia.

Eventos como esse ensinam a importância histórica da data, o valor da representação na luta e a necessidade urgente de viabilizar os passos, sejam eles em passarelas ou nas ruas, de todos os indivíduos.

Veja algumas fotos do evento no Instagram da UFABC: