Página inicial > Notícias > UFABC reestrutura área de promoção à saúde

UFABC reestrutura área de promoção à saúde

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 11h58

A partir de janeiro de 2024, a equipe de saúde da UFABC, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP), passará a trabalhar com foco exclusivo em ações educativas e de promoção à saúde. As ações seguirão um calendário anual, com abordagens temáticas e de interesse público no campo da saúde, priorizando campanhas de conscientização coletiva.

Além do entendimento institucional sobre o teor estratégico dessa reestruturação, a mudança também atende a questões legais exigidas pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Nos primeiros dias de 2024, o espaço ambulatorial (localizado no piso vermelho do campus de Santo André), utilizado pelos profissionais de saúde da PROAP (enfermeiros, técnicos e médico), será ocupado pela equipe de Segurança Comunitária.

Com a reestruturação, o serviço de atendimento básico de saúde em casos pontuais deixa de ser prestado. Vale ressaltar que a UFABC dispõe de ramal de emergência, canal criado pela instituição para receber alertas de ocorrências dentro da Universidade e em áreas limítrofes. O ramal 7007 (com o prefixo 3356 para ligações externas) recebe chamadas em regime 24 horas, para casos que vão desde pessoas com mal estar até qualquer episódio de acidente ou incêndio.

Fique atento às comunicações institucionais. Em breve, novas informações sobre as ações de promoção, prevenção e educação em saúde da UFABC serão divulgadas.