Página inicial > Notícias > Projeto e Grupo de Trabalho voltados para educação iniciam suas atividades e elaboram a criação de uma escola básica vinculada à UFABC

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h17

O projeto que trabalha com inovação e interdisciplinaridade em licenciaturas, e constitui uma iniciativa do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL), do Ministério da Educação, por meio da rede formada pela UFABC, Universidade Católica de Santos (UniSantos) e Universidade de São Paulo (USP), iniciou, em agosto de 2022, suas atividades.

Esse projeto, que envolve a turma de ingressantes das Licenciaturas Interdisciplinares (LIs) em 2022, prevê a realização de eventos, acompanhamento dos estudantes, consolidação de parcerias com as redes públicas locais, além da construção de laboratórios didáticos e recursos instrucionais para os estudantes das LIs.

O marco do início das atividades foi a palestra que ocorreu no dia 25 de agosto de 2022, intitulada Novas Construções Sociais de Aprendizagem, ministrada pelo professor José Pacheco, coordenador pedagógico da EcoHabitare Projetos, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e fundador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação. A palestra, além de ser organizada pela coordenação do PRIL, também contou com a cooperação da Pró-Reitoria de Graduação da UFABC e da coordenação das LIs, e aconteceu a convite do Grupo de Trabalho do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR), o qual pretende dar continuidade às discussões por meio de um ciclo de eventos denominado Escolas com que Sempre Sonhamos Existem, e elabora um projeto de criação de uma escola básica vinculada à UFABC.

Experiências e escola básica

De acordo com o professor Marcelo Zanotello — presidente do Grupo de Trabalho do COMFOR — o Ciclo de Eventos terá como objetivo principal conhecer experiências bem sucedidas de escolas que praticam uma educação inovadora. Segundo ele, o que se busca é fomentar uma discussão sobre novas perspectivas educacionais na comunidade interna e na região do ABC. O professor lembra, ainda, que o título do evento faz referência ao livro de Rubem Alves “A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” (2001), inspirado na visita do autor à Escola da Ponte.

O projeto de escola básica vinculada à UFABC — que contará com a colaboração do professor José Pacheco — pretende ser uma escola com as características de uma comunidade de aprendizagem. Segundo Zanotello, a ideia é que não haja organização anual e separação dos alunos por séries, que não tenha disciplinas com horários rígidos em grade e nem salas de aulas tradicionais. “Queremos espaços para aprendizagem comunitária e buscamos subsídios em experiências exitosas de escolas integradoras com a comunidade. Um ambiente efetivamente democrático e de formação integral para a cidadania.”

Escolas com que Sempre Sonhamos Existem

Durante a palestra Novas Construções Sociais de Aprendizagem, o professor José Pacheco analisou sua prática como professor e propôs reflexões sobre a sociedade e a educação. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e fundador da Escola da Ponte, ele convidou os presentes a colaborarem em um novo projeto de comunidade de aprendizagem e declarou que as universidades possuem uma grande responsabilidade ao formar os professores. “Se a universidade não compreende que as propostas teóricas da Escola Nova não estão concretizadas, e se o centro continuar sendo o professor em sala de aula, então a universidade terá que rever os processos formativos.”

O objetivo do Ciclo de Eventos Escolas com que Sempre Sonhamos Existem é que a participação do professor Pacheco seja seguida de mais dois representantes de colégios públicos de São Paulo, que praticam uma educação diferenciada, nos moldes estudados para o projeto: o EMEF Desembargador Amorim Lima e o CEU EMEF Campos Salles.

O professor Marcelo Zanotello adiciona, ainda, que além de serem importantes para a construção do projeto de escola básica, esses eventos propiciam aos estudantes das licenciaturas da UFABC, e aos professores da rede básica de ensino, o contato com perspectivas educacionais diferenciadas.