Página inicial > Notícias > Instalação do hospital de campanha tem início na UFABC

Instalação do hospital de campanha tem início na UFABC

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 21h30

O atual momento tem reforçado a importância em manter ainda mais próximas as relações entre a Universidade e o poder público. Na última semana (9 de abril), a partir de articulações iniciadas em meados de março e de respaldo do ato decisório nº 183/2020 do Conselho Universitário (ad referendum), a UFABC e a Prefeitura Municipal de Santo André assinaram o termo que formaliza a permissão de uso temporário do ginásio poliesportivo do campus de Santo André para a instalação de um hospital de campanha que ampliará a capacidade do município no atendimento de vítimas do novo Coronavírus.

Além da infraestrutura apropriada do ginásio, a localização estratégica da Universidade e o fácil acesso foram fatores preponderantes para a consolidação desta tratativa. Assim que foi firmado o termo de permissão de uso, a Prefeitura Municipal iniciou os trabalhos para adequar o espaço às necessidades inerentes à instalação do hospital de campanha. Após a utilização do espaço para a referida finalidade, o órgão municipal cuidará de todos os detalhes para que a configuração original do ginásio seja devidamente retomada.

A área da Universidade a ser usada temporariamente pelo município de Santo André se limita ao ginásio e seus espaços internos: quadra, arquibancada, vestiários e salas internas, distribuídas em dois pavimentos e será isolada das demais dependências do campus. A gestão integral do referido hospital de campanha e os devidos isolamentos de segurança da área serão conduzidos pela prefeitura de Santo André. A coordenação do espaço ficará sob responsabilidade do diretor de Atenção à Saúde do município, Victor Chiavegato.

De acordo com o reitor da UFABC, Dácio Matheus “como instituição pública, reconhecemos nossa responsabilidade em apoiar soluções que reduzam os impactos dessa pandemia em nossa região. O uso das instalações de nosso ginásio como hospital de campanha deve reforçar as frentes de combate à Covid-19 no Grande ABC, em especial nesta região do município, e pode contribuir para liberação de leitos em hospitais locais no atendimento de vítimas em situação mais agravadas.”

A Reitoria da Universidade está em constante articulação com os representantes da Prefeitura de Santo André, no sentido de alinhar todas as premissas que garantam a segurança da comunidade interna e externa. A previsão é que o hospital de campanha inicie sua operação tão logo sejam finalizadas suas instalações, o que deve ocorrer até o final de abril ou início de maio.

#NósPeloBemComum

Crédito da Imagem: Thiago Alencar