Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > UFABC e Prefeitura de Santo André instalam Memorial da Vida e da Saúde no Ginásio Poliesportivo da Universidade
Início do conteúdo da página

UFABC e Prefeitura de Santo André instalam Memorial da Vida e da Saúde no Ginásio Poliesportivo da Universidade

Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2026, 14h52

Nesta última semana de maio, a UFABC e a Prefeitura de Santo André instalaram, no Ginásio Poliesportivo da Universidade, a placa “Memorial da Vida e da Saúde”, homenagem às pessoas atendidas no Hospital de Campanha instalado no local durante o período mais crítico da pandemia de COVID-19, bem como aos profissionais de saúde e à comunidade envolvida no enfrentamento da emergência sanitária.

Entre julho de 2020 e junho de 2021, o ginásio da UFABC foi disponibilizado à Prefeitura de Santo André para a instalação de uma unidade hospitalar destinada exclusivamente ao atendimento de pacientes acometidos pela doença. No período, 3.827 pessoas foram atendidas e 3.757 altas hospitalares foram registradas.

De acordo com o reitor, Dácio Matheus, “a iniciativa preserva a memória coletiva de um dos períodos mais desafiadores da história recente e reafirma o compromisso da universidade pública com a vida, a ciência e a solidariedade humana”. O texto inscrito na placa também destaca a importância de que o espaço siga dedicado aos esportes e à promoção da saúde física e mental da comunidade.

Assinam a homenagem o reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, a vice-reitora, Mônica Schröder, o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira de Sousa Júnior, e o secretário municipal de Esporte e Prática Esportiva, Jobert Minhoca.

ufabc e prefeitura de santo andre instalam memorial da vida e da saude no ginasio poliesportivo da universidade foto geral

ufabc e prefeitura de santo andre instalam memorial da vida e da saude no ginasio poliesportivo da universidade foto placa

 

 

MEMORIAL DA VIDA E DA SAÚDE

No período de 11 de julho de 2020 a 29 de junho de 2021, em resposta à emergência sanitária provocada pela pandemia de COVID-19, este Ginásio Poliesportivo da UFABC foi disponibilizado à Prefeitura Municipal de Santo André para a instalação de um Hospital de Campanha destinado exclusivamente ao atendimento e cuidados de pacientes acometidos pela doença.

Este Memorial é dedicado às 3.827 pessoas aqui atendidas, bem como a todas e todos os profissionais de saúde e à comunidade universitária que contribuíram para as 3.757 altas hospitalares alcançadas.

Que este Memorial permaneça como testemunho do papel da universidade pública e da ciência brasileira, do compromisso com o bem comum e da solidariedade humana em favor da vida. Que este espaço seja dedicado aos esportes e à promoção da saúde física e mental de nossa comunidade.

 

Santo André, maio de 2026.

 

Universidade Federal do ABC

Dácio Roberto Matheus 

Reitor 

 

Prefeitura Municipal de Santo André

Gilvan Ferreira de Sousa Júnior

Prefeito
         

Universidade Federal do ABC

Mônica Schröder

Vice-Reitora

 

Prefeitura Municipal de Santo André

Jobert Minhoca

Secretário de Esporte e Prática Esportiva

 


 Assessoria de Comunicação e Imprensa - Universidade Federal do ABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página