Página inicial > Notícias > Lula é o primeiro doutor honoris causa da UFABC

Lula é o primeiro doutor honoris causa da UFABC

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 16h13

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou a primeira pessoa a receber o título de doutor honoris causa outorgado pela UFABC. Acompanhado pela presidente Dilma, ele recebeu o título das mãos do reitor Helio Waldman. Emocionado, o ex-presidente citou avanços do seu governo e agradeceu ao reconhecimento da Universidade. "Esse é o título mais importante da minha vida", disse.

Antes de Lula, falaram o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Gabriel Camargo, o aluno do Bacharelado em Ciências e Humanidades Guilherme Afonso Gomes Santos e Waldman. Para o reitor, a outorga do título é muito mais que uma prova de gratidão ao mandatário do governo que criou a UFABC.

"Trata-se do devido reconhecimento a quem não se limitou a lutar contra as agruras da sua própria vida, mas estendeu essa luta para combater as adversidades de muitos no Brasil e no mundo que são vitimados pela fome e pelas injustiças sociais", afirmou o reitor.

Em sua fala de encerramento, Lula abordou a luta da região por uma universidade pública e lembrou a íntima relação entre sua biografia e a cidade de São Bernardo, sede do câmpus onde ocorreu a homenagem."Esta é a minha casa. É a cidade que me deu a oportunidade de trabalhar ainda jovem e onde despertei para a vida sindical. Vivemos aqui jornadas memoráveis", disse.

Ele ainda fez um apelo dirigido aos alunos da UFABC quando disse que não há nenhuma instituição brasileira no ranking das cem melhores universidades do mundo. "Cabe a vocês não me frustrar", falou.

Leia na íntegra o discurso do reitor Helio Waldman

Leia na íntegra o discurso do reitor Helio Waldman