Página inicial > Notícias > UFABC concede título de Doutora Honoris Causa à Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva no dia 14 de dezembro

Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 15h22

Na terça-feira da próxima semana, 14 de dezembro, a Universidade Federal do ABC realizará sessão solene do Conselho Universitário para concretizar a concessão do título de Doutora Honoris Causa à Professora Doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A concessão do título foi aprovada no dia 20 de abril de 2021, pelos membros do Consuni, em reconhecimento ao trabalho exemplar da professora na defesa da cultura, da diversidade, das mulheres, da educação pública, gratuita, e de excelência e, sobretudo, inclusiva e livre de discriminações.

Petronilha é professora emérita, professora titular no ensino-aprendizagem em Relações Étnico-Raciais, docente junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCAR, na condição de professora Sênior, e pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros desta mesma universidade. Tem uma extensa lista de atribuições e reconhecimentos recebidos durante sua vida, entre eles o da Ordem Nacional do Mérito – no Grau de Cavaleiro, admitida pela Presidenta Dilma Rousseff por sua contribuição à educação no Brasil.

A cerimônia será realizada na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), para o maior conforto da nossa homenageada, e será fechada apenas para os participantes e poucos convidados de Petronilha. Porém, para que todos possam acompanhar tão importante momento, a sessão será transmitida ao vivo no canal Oficial da UFABC no YouTube, a partir das 15h, no link que segue:

Entrega de título de Doutora Honoris Causa à Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva