Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC homenageia primeiras mulheres com titulação honoris causa
Início do conteúdo da página

UFABC homenageia primeiras mulheres com titulação honoris causa

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 12h38

A Universidade concedeu na última terça-feira (21) o Título de Doutora Honoris Causa à escritora, editora e ativista cultural Dalila Isabel Agrela Teles Veras e à professora e ativista dos movimentos das mulheres negras e feminista Matilde Ribeiro, ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2003-2008). A solenidade ocorreu no Campus Santo André com presença restrita a convidados e equipe técnica. Houve transmissão ao vivo pelo canal da UFABC no YouTube. Veja o vídeo da cerimônia.

foto titulos honorificos ufabc dalila e matilde sessao 24 09 2021 site thumb

Em seu pronunciamento, Dalila lembrou da importância e do esforço histórico empreendido pela criação da UFABC e dedicou o título recebido às mulheres, especialmente às que se dedicam à arte da escrita e às que lutam contra a misoginia. Ela afirmou tratar-se da maior distinção de sua vida e destacou de sua trajetória pessoal o autodidatismo, a dedicação aos livros e ao ofício da palavra.

foto titulos honorificos ufabc dalila e matilde sessao 24 09 2021 site 04foto titulos honorificos ufabc dalila e matilde sessao 24 09 2021 site 05foto titulos honorificos ufabc dalila e matilde sessao 24 09 2021 site 09

A professora Matilde recordou em sua manifestação ter sido residente e militante por direitos sociais e por igualdade racial na Região do ABC. Para ela, o recebimento da honraria leva à reflexão sobre os contrastes de sua condição de homenageada, ante as poucas oportunidades de seus antepassados, cujas histórias de vida foram marcadas por séculos de escravidão e crueldade social.

foto titulos honorificos ufabc dalila e matilde sessao 24 09 2021 site 08foto titulos honorificos ufabc dalila e matilde sessao 24 09 2021 site 03foto titulos honorificos ufabc dalila e matilde sessao 24 09 2021 site 02

Encerrando a cerimônia, o reitor Dácio Matheus saudou os integrantes do Conselho Universitário pela concessão de honoris causa a duas reconhecidas mulheres que trazem em suas trajetórias a visão da interdisciplinaridade, da excelência e da inclusão. Ele apresentou as homenageadas como figuras públicas que não se distanciam de suas responsabilidades, que defendem a dignidade humana e querem andar ao lado da verdade e da honestidade. "Pessoas que fazem a vida valer a pena" – completou o dirigente.

foto titulos honorificos ufabc dalila e matilde sessao 24 09 2021 site 01

Além delas e do reitor, compuseram a cerimônia de outorga o vice-reitor Wagner Carvalho, a madrinha de Dalila, professora Silvia Helena Passarelli, e o padrinho da professora Matilde, professor Acácio Sidinei Almeida Santos.

A Concessão do título a Dalila Isabel Agrela Teles Veras foi oficializada pelo Conselho Universitário em novembro de 2019. A homenagem foi proposta pelo Conselho do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – ConCECS, pela atuação dela em favor da cultura na Região do ABC e por sua contribuição à UFABC como representante da Sociedade Civil no Comitê de Extensão e Cultura da Universidade.

A titulação à professora Matilde Ribeiro foi aprovada no Conselho Universitário em abril de 2021 em resposta à proposição do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade. A homenagem considera o conjunto do trabalho acadêmico dela e também o de como dirigente pública nas temáticas relacionadas com a diversidade racial e feminismo.


 Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página