Página inicial > Notícias > Discussão sobre igualdade de gênero abre eventos de 15 anos da UFABC

Discussão sobre igualdade de gênero abre eventos de 15 anos da UFABC

Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 14h25

O Dia Internacional da Mulher foi a data que marcou a abertura do calendário de eventos alusivos aos 15 anos da UFABC. Nesse 8 de março, a realização da mesa "Obstáculos estruturais, lutas e caminhos para a reparação e igualdade de gênero" foi o primeiro encontro de uma série de atividades que, ao longo do ano, lembrarão o aniversário de uma década e meia da Universidade. A oportunidade também serviu para anúncio da assinatura de portaria que formalizou o Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia.

Na abertura do cerimônia virtual, o reitor Dácio Matheus lembrou que a UFABC, ao longo de sua trajetória, tem se apresentado como fonte de conhecimento e de soluções para problemas da sociedade, especialmente, neste momento de pandemia global. Ele acentuou que os eventos alusivos ao aniversário da instituição não têm o sentido de festejar, mas de rememorar o importante papel da universidade pública no progresso da ciência, do desenvolvimento do país e como promotora de transformação social. O dirigente definiu as atividades programadas como forma de expressar a obrigação de relacionamento da UFABC com a comunidade externa, com a sociedade que "nos financia e quer saber o que a Universidade faz".

A sessão de abertura contou também com a participação do vice-reitor Wagner Carvalho. Na sequência, a mesa de discussão foi formada por Tatiana Ferreira, Clarissa Franco, Bruna Mendes e Mariana Sombrio da UFABC, além de Amélia Artes da Fundação Carlos Chagas. Com promoção da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) e Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI), o encontro tratou de temas que envolvem desigualdades de gênero e raça em diversos segmentos.

As apresentações trouxeram dados sobre a questão da desigualdade no mercado de trabalho, gestão acadêmica, acesso e perfil no ensino superior e ante aos efeitos da pandemia. Houve abordagem do feminismo, violência de gênero, lutas das mulheres e destaques para marcos e conquistas de movimentos por direitos igualitários na UFABC. A formalização institucional do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia foi lembrada como importante conquista para o estudo da desigualdade de gênero e racial.

Mais informações

Portaria que estabelece a criação e a estrutura do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia, com informações sobre os objetivos e estrutura do grupo.

Vídeo com a íntegra da sessão de abertura do calendário de eventos alusivos aos 15 anos da UFABC e mesa "Obstáculos estruturais, lutas e caminhos para a reparação e igualdade de gênero":

Marcador(es):