Página inicial > Notícias > Série de palestras abordaram o Orgulho LGBTQIA+ na UFABC

Série de palestras abordaram o Orgulho LGBTQIA+ na UFABC

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 11h31

Com coordenação do Coletivo Prisma - Dandara dos Santos e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, a UFABC promoveu diversos eventos que marcaram a passagem do Mês do Orgulho LGBTQIA+. As atividades começaram em 9 de junho e se estenderam até o início deste mês, dentro do calendário comemorativo de 15 anos da instituição.

Em mais de 20 sessões virtuais, os debates abordaram a diversidade e do respeito às questões de gênero e sexualidade, tensões e encontros entre gênero e religião, LGBTQIA+fobia nos ambientes acadêmico e de trabalho das universidades e também no meio sindical, além de outras questões vinculadas ao assunto. As palestras e mesas contaram com participação ativa de grupos organizados da UFABC e de movimentos sociais da Região do ABC.

A abertura da programação ficou por conta de aula magna da deputada estadual paulista Erica Malunguinho, que falou sobre Políticas Públicas, Territórios e Interseccionalidades. Ela começou elogiando a universidade pelo “pioneirismo e vanguarda, que estabeleceram as cotas para as pessoas trans”.

Raí Neres da coordenação do coletivo LGBT Prisma – Dandara dos Santos participou de uma roda de conversa, que abordou a reserva de vagas para pessoas transgêneras na graduação. Ele disse ser essencial o debate sobre o tema, especialmente “na atual conjuntura política que nós estamos vivendo, incluindo também o futuro das universidades federais”.

Também nessa roda de conversa, o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, Acácio Almeida, lembrou que há muito para se conquistar. Segundo ele, o avanço que houve é pequeno diante das lacunas que persistem nas questões de inclusão e diversidade de gênero.

Vídeos com a íntegra de todas as sessões estão disponíveis em lista no Canal da UFABC do Youtube e também na listagem abaixo:

Vídeos do Mês do Orgulho LGBTQIA+ 2021 da UFABC

Aula Magna com a Deputada Estadual Erica Malunguinho – Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC

| Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC | Mesa de debates: Tensões e encontros entre gênero e religião

|Mês do Orgulho LGBTQIA+| LGBTQIA+fobia no ambiente de trabalho das universidades e no meio sindical

| Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC | Biologia do oprimido: quem a biologia defende?

| Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC | Luta LGBTQIA+ na política

| Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC | Um Vácuo "CIS" na História e a Emergência do Corpo Trans.

| Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC | LGBT e Marxismo

| Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC | Queers, leiam isto! As lutas LGBQTIA+ 30 anos depois

| Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC | Raça e sexualidade: perspectivas interseccionais

| Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFABC | Território, sexualidade e segregação