Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Solenizar a nossa história: os 15 anos da UFABC
Início do conteúdo da página

Solenizar a nossa história: os 15 anos da UFABC

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 15h09

Neste 11.09, nossa comunidade celebrará uma data mais do que ilustre: o aniversário de 15 anos da nossa Universidade. Indubitavelmente, uma ocasião a ser comemorada. O passado e o presente engajados da UFABC nos legitimam a solenizar a nossa história: chegamos a uma década e meia de vida protagonizando a firme defesa da educação, da pesquisa e do pensamento crítico como alicerces indissociáveis das trajetórias das universidades públicas.  2021 também destaca o protagonismo que a UFABC tem demonstrado no enfrentamento à pandemia, sempre guiada pela ciência e pela solidariedade, e nos impulsionando a fazer balanços e traçar horizontes que delinearão nosso futuro. 

Para sublinhar a conjunção destes importantes marcos históricos, a Reitoria da UFABC instituiu a Comissão Organizadora do Calendário Comemorativo dos 15 anos da UFABC, que coordena a agenda ações e homenagens que, ao longo desse ano, rememoram a história da nossa universidade. O calendário, construído de forma ampla e plural, nos vincula a toda potência de Universidade que podemos ser, em consonância com o país e com o planeta que desejamos deixar como legado à nossa sociedade.

Para registrar este momento, a UFABC lança a página dos 15 anos da UFABC, que até março de 2022 compilará as ações realizadas durante o calendário comemorativo.

A abertura do Calendário: um pacto pela promoção da diversidade e pelo respeito às diferenças

O Dia Internacional da Mulher foi a data que marcou a abertura do Calendário Comemorativo dos 15 anos da UFABC. No dia 08 de março, a mesa "Obstáculos estruturais, lutas e caminhos para a reparação e igualdade de gênero" serviu para anúncio da assinatura de portaria que formalizou o Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia, importante conquista da comunidade para os estudos relacionados às desigualdades de gênero e racial, tema caro e indispensável para balizar o nosso presente e o nosso futuro.

15 anos de construções coletivas: homenagens e títulos honoríficos

Pela primeira vez, em 15 anos de existência, a Universidade Federal do ABC irá homenagear pessoas e instituições que, mesmo não compondo a estrutura interna da UFABC, tiveram papel relevante para a história da Universidade. Para isso, contou com a participação de toda a comunidade universitária na indicação de nomes a serem homenageados no evento “Você é parte da nossa história: UFABC 15 anos”, dividido em cinco categorias: Excelência Acadêmica, Inclusão/Transformação Social, Internacionalização e Interdisciplinaridade. As e os agraciados receberão um diploma em reconhecimento por sua contribuição à UFABC durante o III Congresso da UFABC. 

2021 também será o ano com a maior e mais diversificada entrega de títulos honoris causa da UFABC: serão três mulheres, duas delas negras, a serem condecoradas com a homenagem máxima da comunidade universitária.

A poetisa madeirense Dalila Teles Veras será reconhecida pelo seu o elo com a UFABC desde os primórdios da história da instituição, além das imensuráveis realizações durante todos os anos de dedicação à cultura, à academia e à UFABC. Dalia será a primeira mulher a receber a condecoração na UFABC. Já as professoras Petronilha Beatriz Gonçalves (UFSCar)  e Silva e Matilde Ribeiro (Unila) serão as primeiras pessoas negras a receberem o título honoris causa na UFABC, ato que não apenas reconhece a importante trajetória dessas duas grandes intelectuais, como também sinaliza a necessidade de construção de uma universidade pública comprometida com as demandas da sociedade brasileira.  

A prática da coletividade na construção do Calendário

Outra importante iniciativa que promoveu a construção coletiva do calendário de aniversário da Universidade foi a chamada pública que convidou a comunidade universitária a incluir eventos diversos à programação de aniversário de 15 anos da Universidade. A chamada apoia eventos diversos, de natureza científica, acadêmica, administrativa, social, cultural, esportiva ou todas aquelas alinhadas aos princípios fundamentais da Universidade. Tanto eventos já tradicionais, organizados há anos, quanto propostas inéditas compõem o calendário comemorativo.

Fazendo jus à magnitude da data, o III Congresso da UFABC apresenta-se como um dos principais momentos do calendário de comemoração dos 15 anos da UFABC. O III Congresso reflete o posicionamento e a responsabilidade da Universidade de, mesmo diante de um cenário adverso, jamais se furtar de propor caminhos rumados à transformação social, à valorização da ciência e à defesa da vida e da coletividade.

Trazendo como mote #ConstruindoTrajetóriasTransformadoras, as atividades do evento abordam a trajetória de transformação social da Universidade ao longo de seus 15 anos de existência sob diversas e transversais perspectivas. #ConstruindoTrajetóriasTransformadoras significa:

  • Refletir sobre o passado;
  • Debater, marcar posição, problematizar e mudar a realidade no presente;
  • Esperançar e traçar rotas de um futuro cada vez mais promissor, inclusivo e de excelência.

A programação, elaborada por todas as áreas da UFABC,  concentra-se tanto nas conjunturas atuais quanto nas discussões sobre as expectativas e possibilidades vindouras para os próximos anos da instituição,  e incorpora os debates nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão, cultura, inovação, internacionalização, inclusão e representatividade.

Durante o III Congresso, serão realizadas solenidades que agraciarão membros da comunidade externa com homenagens e entrega de título honorífico, além da Aula Magna, que marca o início do período letivo de ingressantes de 2021. 

O novo vídeo institucional da UFABC: a universidade que somos e a que queremos ser

Uma nova identidade audiovisual se faz indispensável diante do acúmulo de experiências, mudanças e expectativas que o novo ciclo da UFABC inicia.  À parte das atualizações tecnológicas, também relevantes para a excelência da UFABC, o novo discurso audiovisual da universidade compartilha a trajetória de inclusão e representatividade que todas as áreas da universidade assumem em suas rotinas e comunicações. As demandas sociais, e principalmente a disposição da Universidade em corrigir diferenças históricas econômicas, de gênero e de raça, estão refletidas no novo vídeo institucional. Como essência narrativa, o novo material apresenta os espaços da UFABC e suas dinâmicas de pesquisa, ensino, pesquisa, cultura e extensão, e deve servir como importante instrumento de aproximação da Universidade com toda a sociedade. O vídeo será lançado durante o III Congresso da UFABC.

A cultura como indispensável à construção do conhecimento

O reconhecimento da cultura na trajetória de excelência da UFABC foi pautado desde o início da construção do Calendário Comemorativo dos 15 anos. As e os agentes culturais do entorno da Universidade sempre estiveram em ativos diálogos, nas mais transversais oportunidades, com a nossa comunidade. Nesse sentido, fez-se indispensável que as atividades culturais integrassem o Calendário de forma destacada, seja em reverência aos 15 anos que se passaram, seja em conexão com os 15 próximos anos.

Saraus, apresentações musicais, exposições artísticas e atividades dedicadas à conhecer e homenagear as e os pensadores que impactaram a construção da nossa identidade pedagógica permeiam todo o Calendário Comemorativo. Não deixe de assistir à rica programação cultural que nossa comunidade tem organizado desde março de 2021, todas disponíveis no canal da UFABC no Youtube.

Ao longo de 2022, também será organizado um livro sobre os 15 anos da UFABC, o qual você pode acompanhar, ao longo dos próximos meses, na página dos 15 anos da UFABC.

Que os próximos 15 anos continuem a nos trazer conquistas e níveis de excelência acadêmica, administrativa e de avanços sociais.

Universidade Federal do ABC

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página