Página inicial > Notícias > UFABC homenageará pessoas e instituições externas que contribuíram para sua trajetória

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 13h50

Pela primeira vez, em 15 anos de existência, a Universidade Federal do ABC irá homenagear em seus eventos comemorativos pessoas e instituições que, mesmo não compondo a estrutura interna da UFABC, tiveram papel relevante para a história da Universidade. Para isso, contará com a participação de toda a comunidade universitária na indicação de agraciadas e agraciados na homenagem denominada “Você é parte da nossa história: UFABC 15 anos”.

Dessa forma, a partir desta sexta-feira, 02 de julho, a comunidade universitária está convidada a apresentar indicações de personalidades e instituições externas que contribuíram de maneira significativa para a Universidade tornar-se referência em importantes pilares institucionais. Cada membro da comunidade (entre eles servidores, terceiros, estudantes e estagiários) poderá indicar um candidato ou uma candidata à homenagem em cada uma das seguintes categorias: Excelência Acadêmica, Inclusão/Transformação Social, Internacionalização e Interdisciplinaridade.

As indicações serão realizadas via formulário eletrônico, disponível no endereço: ufabc.net.br/homenagem15anos. Os formulários poderão ser preenchidos e enviados até o dia 23 de julho. Nele deve constar a apresentação do nome sugerido, com: nome, área de atuação profissional e uma síntese das ações relevantes para a história da UFABC desenvolvidas pelo indicado ou indicada.

A solenidade de homenagens ocorrerá em setembro deste ano, no III Congresso UFABC, onde os três nomes com mais indicações de cada categoria (Excelência, Inclusão, Internacionalização e Interdisciplinaridade) receberão um diploma em reconhecimento por sua contribuição à UFABC. Vale ressaltar que o nomes indicados pela comunidade interna passarão por avaliação de uma Comissão que terá a missão de homologar a indicação das(os) agraciadas(os), considerando os seguintes critérios: I. história da (o) homenageada (o) com a UFABC; II. fidelidade aos princípios da Universidade e do serviço público; e III. o alinhamento com os valores da Universidade.

Todos os detalhes da homenagem “Você é parte da nossa história: UFABC 15 anos” estão disponíveis no Edital de indicação de personalidades para a homenagem "Você é parte da nossa história: UFABC 15 anos".

Sobre as categorias abertas para indicação pela comunidade acadêmica:

1. Excelência Acadêmica:
  2. Poderão ser indicadas empresas, pessoas ou personalidades públicas da comunidade externa que tenham contribuído, de maneira significativa, para a excelência das atividades da UFABC, seja ela no âmbito da pesquisa, ensino, extensão, cultura ou inovação.

3. Inclusão/transformação social:
  4. Poderão ser indicadas empresas, pessoas ou personalidades públicas da comunidade externa que contribuíram, de maneira relevante, para que a Universidade pudesse alcançar patamares elevados de reconhecimento por suas ações voltadas à inclusão e transformação social.

5. Internacionalização:
  6. Poderão ser indicadas empresas, pessoas ou personalidades públicas da comunidade externa que contribuíram para a transformação da UFABC em uma instituição de ensino internacionalizada, colaborando, de maneira significativa, para a globalização da excelência acadêmica institucional.

7. Interdisciplinaridade:
  8. Poderão ser indicadas empresas, pessoas ou personalidades públicas da comunidade externa que tenham contribuído para a concretização do projeto interdisciplinar, um dos pilares da criação da UFABC, e seu principal diferencial nestes 15 anos de existência.

Marcador(es):