Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Homenagens destacam agentes externos de atuação relevante na trajetória da UFABC
Início do conteúdo da página

Homenagens destacam agentes externos de atuação relevante na trajetória da UFABC

Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 14h39

A Universidade homenageou pessoas e instituições externas que tiveram papel relevante na história de 15 anos da instituição em evento do III Congresso UFABC. A escolha dos nominados ocorreu em consulta aberta aos integrantes da comunidade universitária por meio de formulário eletrônico. Com o nome “Você é parte da nossa história: UFABC 15 anos”, a distinção em formato de diploma de reconhecimento foi entregue de forma simbólica em cerimônia virtual ocorrida em 18 de setembro.

Servidores, trabalhadores terceirizados, estudantes e estagiários recomendaram homenagens em cinco categorias: Excelência Acadêmica, Inclusão/Transformação Social, Internacionalização e Interdisciplinaridade. Uma Comissão homologou os nomes finais pelos seguintes critérios de afinidade com a UFABC: relacionamento histórico; fidelidade aos princípios institucionais e do serviço público; e o alinhamento com valores.

Ao longo da cerimônia de homenagem, dirigentes da UFABC apresentaram os escolhidos em cada categoria. Com manifestações de agradecimento e falando de histórias de envolvimento com a Universidade, instituições e pessoas contempladas ou respectivos representantes fizeram breves depoimentos.

Na categoria Excelência acadêmica a homenagem foi para a Alpharrabio Livraria e Editora, por sua influência não só no interior da UFABC, mas também em toda a Região do ABC, que desde 1992 tem inegável importância para o cenário político e cultural regional. A responsável pelo espaço, Dalila Teles Veras, destacou que a Alpharrabio foi constituída ao longo de três décadas como espaço de espírito público e que, especialmente nesses últimos dois anos de múltiplas tragédias nacionais, graças à colaboração participativa de muitos, reuniu forças para continuar de pé e atuante.

Em Internacionalização, foi contemplado Stephan Hollensteiner ex-Coordenador do ConRuhr Latin America UAMR (Aliança das Universidades da Metrópolis Ruhr), pela participação ativa na construção de acordos que têm sido peça-chave para o sucesso de várias parcerias internacionais. Stephan revelou que a UFABC se transformou em sua instituição predileta para estabelecer relações de parceria no Brasil, devido à perspectiva da Universidade em conciliar excelência em pesquisa e docência com ideias inovadoras de interdisciplinaridade e inclusão social.

Houve também Menção Honrosa para Daisaku Ikeda, líder da Associação Soka Gakkai Internacional (Associação Brasil - SGI) ONG filiada à ONU, pelo papel na parceria com a Universidade Soka, proporcionando oportunidades para graduandos de ambas as instituições. Em mensagem lida por seu representante, Miguel Hitoshi Shiratori, Ikeda afirmou que a distinção engrandece o movimento pela paz, educação e cultura, promovido pela SGI.

Na categoria Interdisciplinaridade, a ex-pró-reitora adjunta de Graduação Denise Consonni foi agraciada pelo seu trabalho na UFABC na estruturação dos cursos de graduação, concretização do projeto pedagógico e na coordenação e elaboração do atual Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Ela disse ter certeza de que a UFABC seguirá em trajetória transformadora, cumprindo a missão institucional de buscar o bem regional, para o Brasil e para o conjunto de alunos, nos quais se depositam as esperanças de um futuro melhor.

Gerson Zuzarte também recebeu a homenagem nessa categoria pela atuação na realização do Desafio de Empreendedorismo da UFABC e compartilhamento de plataforma dessa ação, criada e utilizada no Centro Paula Souza. Gerson afirmou que a UFABC sempre demonstrou estar aberta a parcerias e um passo a frente em questões ligados com tecnologia e interdisciplinaridade.

Em Inclusão/Transformação Social, a ativista Neon Cunha recebeu menção honrosa pelo combate ao ódio aos LGBTQIA+ e por sua contribuição no processo de aprovação das cotas transgênero na UFABC. Neon afirmou ser inestimável o papel local da UFABC na construção de novas linguagens e novos pensares, lembrando que Universidade oferece muito a ser aproveitado pelos governos municipais em produção intelectual e na mudança de paradigmas sociais.

Armando Miguel Pinto, morador há cerca de 60 anos dos arredores do Campus Santo André, é notório pela prestação de serviço de alimentação e foi lembrado para a honraria em razão da hospitalidade e fraternidade, que caracterizam seu relacionamento com os integrantes da comunidade universitária. Considerando o recebimento da homenagem como uma de suas maiores felicidades vividas, Armando citou centenas de ocasiões em que, por ser bem estimado, recebe visitas não só de alunos, mas também de familiares dos estudantes.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi escolhido como homenageado em reconhecimento por sua luta para combater a fome e as injustiças sociais. Foi lembrado por seu papel na criação e consolidação da UFABC – primeira instituição pública de ensino superior na região do ABC. A entrega ao ex-presidente ocorrerá em cerimônia posterior com data a ser confirmada.

Na categoria Excelência em gestão, as homenagens se dividiram entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela confiança depositada na capacidade de inovação da UFABC, especialmente por meio da parceria que viabilizou os projetos para doutorado e mestrado acadêmico industrial (DAI e MAI).

Entre a trinca de instituições federais paulistas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de São Paulo (Ufscar) e Instituto Federal de São Paulo (IFESP), pela parceria e diálogo com a UFABC em defesa desses órgãos federais públicos, gratuitos, de excelência e autônomos. E também Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC pelo apoio dessas organizações, desde a criação da UFABC, a parcerias estratégicas em pesquisas para políticas públicas regionais.

Evaldo Ferreira Vilela, presidente do CNPq, disse em mensagem gravada que a UFABC representa um exemplo de como deve ser uma instituição dinâmica de ciência, tecnologia e ensino superior, ressaltando também que, ao longo dos anos, trata-se de instituição que tem acolhido jovens talentos em ambiente inovador.

Raiane Patrícia Severino Assumpção, vice-reitora da Unifesp, disse considerar a UFABC uma referência em processos de gestão, tais como os que buscam autonomia universitária, modelos participativos e para trabalho em rede no fortalecimento da atuação conjunta das instituições federais de ensino.

A reitora da Ufscar, Ana Beatriz de Oliveira, enviou carta de agradecimento na qual diz haver orgulho por parte da federal de São Carlos em ter contribuído com o desenvolvimento de uma universidade tão jovem e que apresenta excelência na promoção do ensino, pesquisa e extensão. Ela falou também da capacidade alcançada em 15 anos de promover o progresso local e nacional por meio das pesquisas e formação de milhares de pessoas.

Silmário Batista dos Santos, reitor do IFESP, considerou uma honra o reconhecimento, sobretudo por ser de iniciativa de uma instituição que ostenta trajetória ancorada na excelência acadêmica, em gestão pública, inclusão social, interdisciplinaridade e internacionalização.

O presidente da Agência de municípios, Aroaldo Oliveira da Silva, lembrou que a importância da UFABC como geradora de conhecimento aumenta ainda mais nesse momento de inovações tecnológicas, reorganização de cadeias globais e de uma pandemia acelerando todos essas transformações, tanto no cenário local, como regional e nacional.

Acácio Miranda, secretário executivo do Consórcio, representando o presidente da entidade, Paulo Serra, definiu a UFABC como uma das principais conquistas do colegiado de cidades e destacou a capacidade da Universidade de fazer a leitura do panorama sócio-econômico da Região, contribuindo com o desenvolvimento local.

Vídeo com a íntegra da cerimônia de homenagens:


Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página