Página inicial > Notícias > Câmara Municipal de São Bernardo homenageia os 15 anos da UFABC

Câmara Municipal de São Bernardo homenageia os 15 anos da UFABC

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 09h43

No último dia 11 de novembro, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo realizou, no Campus da UFABC localizado na cidade, uma Sessão Solene em homenagem aos 15 anos de história da Universidade Federal do ABC. Na ocasião dividiram a mesa diretiva o Presidente da Câmara, o Vereador Estevão Camolesi, o Reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, o Vice-reitor Wagner Carvalho, a Secretária de Educação do Município, representando o prefeito da cidade, Silvia de Araújo Donnini, o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, Acácio Almeida e o Diretor da Agência de Inovação da UFABC, Agnaldo Arnaldo Rodrigues. Compareceram ao evento também os dirigentes da UFABC, de outras instituições de ensino da região e da Câmara Municipal.

Fotos da Sessão Solene em homenagem aos 15 anos da Universidade Federal do ABC - Flickr Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo

Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

Em sua fala inicial, o Presidente da Câmara de São Bernardo do Campo, Vereador Estevão Camolesi, lembrou que “Uma Universidade como essa, completanto 15 anos, é um bastião porque forma (à duras penas e muitas vezes com duras lutas...) livres pensadores pra que possamos construir um mundo melhor”. Sobre a homenagem prestada pela casa de vereadores, Camolesi ressaltou que “É uma honra muito grande, e eu falo em nome da Câmara Municipal da qual sou presidente, para São Bernardo do Campo ter essa Instituição aqui. E é uma honra e um dever moral homenagear essa Universidade. Espero que seja o primeiro de muitos ‘15 anos’, mas, sobretudo, cumprindo o papel pelo qual ela foi feita”.

A Homenagem à UFABC foi submetida ao plenário pelo Presidente da Câmara, o Vereador Camolesi, tendo sido apreciada e aprovada pelos vereadores em sessão da casa, o que resultou na proposta de Sessão de Homenagem, objeto da Resolução n. 3.279, de 5 de agosto de 2021.

“Um dos motivos de eu sair de Brasília e vir para SBC, aceitar a tarefa da pasta de Educação, foi justamente porque minha filha já estava aqui na cidade, há 7 anos, quando ingressou no Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e hoje conclui a Engenharia de Gestão. Então, senhores, eu trago um agradecimento como cidadã (...). Por isso, fica aqui o meu agradecimento como mãe.” (Silvia Donnini, Secretária de Educação de São Bernardo do Campo)

Em sua fala na sessão solene, a Secretária de Educação do Município, Silvia Donnini surpreendeu a plateia presente, e à todos que acompanhavam virtualmente, ao preferir discursar e dar seu testemunho como mãe de aluna da UFABC.

Já na parte final do evento, o Reitor da UFABC, professor Dácio Roberto Matheus, lembrou que a Universidade chegou há 15 anos com a missão de trazer o nome do ABC. “Isso é muito significativo, porque nós temos como Universidade a missão de construir o conhecimento e de praticar o ensino de qualidade, e o ensino de qualidade só se faz no ambiente de liberdade, de criação, de inovação e de desenvolvimento da ciência.”

Ressaltou ainda a importância de a Universidade estar inserida regionalmente a fim de entender e propor soluções para as demandas que ainda não foram atendidas: “Uma Universidade não se faz só do Ensino, senão da Pesquisa e da relação com a sociedade. Nós temos muitas respostas para perguntas ainda não feitas e a sociedade tem muitas perguntas para respostas que ainda não existem. Nosso trabalho, junto aos senhores e as senhoras, é justamente procurar as respostas e as perguntas nos lugares certos e é dessa interação, justamente, que nós avançamos e progredimos na construção de conhecimento e na solução de problemas”.

O vídeo completo da Cerimônia de Homenagem pode ser visto abaixo:

Sessão Solene: Câmara Municipal de São Bernardo do Campo homenageia os 15 anos da UFABC

Homenagem da Câmara de Santo André aos 15 anos da UFABC

A Câmara Municipal de Santo André também homenageará os 15 anos de existência da Universidade Federal do ABC no dia 01 de dezembro em solenidade a ser realizada às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal. Acompanhe a transmissão ao vivo pelo canal da Câmara de Santo André no YouTube: TV Câmara Santo André.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Federal do ABC (ACI UFABC).

Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

Marcador(es):