Página inicial > Notícias > Professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva recebe o título de Doutora Honoris Causa

Publicado: Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 15h50

No último dia 14 de dezembro, a Universidade Federal do ABC oficializou a entrega do Título Honoris Causa à Professora Doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A cerimônia ocorreu na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e contou com a presença do Reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, da Vice-Reitora da UFCSPA, Jenifer Saffi, e da homenageada.

Em sua fala inicial, a Vice-Reitora da UFCSPA, Jenifer Saffi, reforçou a merecida homenagem à professora que se destacou por sua contribuição à “cultura, educação brasileira e toda sua trajetória como pesquisadora, atuação no combate as desigualdades, ao racismo e sua luta em prol das mulheres negras”.

titulo honorifico ufabc petronilha beatriz evento foto 02titulo honorifico ufabc petronilha beatriz evento foto 01

Em seu discurso, Petronilha lembrou das pessoas que a ajudaram a construir a pessoa que é e afirmou que “ser designada como Doutora Honoris Causa, neste momento em que se formulam políticas que, se efetivamente efetuadas poderão enfraquecer, e até mesmo comprometer, a produção acadêmica científica do país, mais do que uma honra, é uma chamada à me integrar aos movimentos de resistência ”.

Petronilha é professora emérita, professora titular no ensino-aprendizagem em Relações Étnico-Raciais, docente junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCAR, na condição de professora Sênior, e pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros desta mesma universidade. Tem uma extensa lista de atribuições e reconhecimentos recebidos durante sua vida, entre eles o da Ordem Nacional do Mérito – no Grau de Cavaleiro, admitida pela Presidenta Dilma Rousseff por sua contribuição à educação no Brasil.

Por fim, o Reitor da UFABC, Dácio Matheus lembrou que um dos pilares da UFABC é a inclusão social “A educação com excelência e interdisciplinaridade só se faz, de fato, se for inclusiva. Não haverá excelência se não for com a inclusão de todos e todas”. Justificou a importância da condecoração, uma vez que “nós temos na professora Petronilha uma das pessoas que, incansavelmente, tem levado as ações antirracistas dentro da educação como uma de suas principais atuações”.

A concessão do título foi aprovada no dia 20 de abril de 2021, pelos membros do Conselho Universitário da UFABC, em reconhecimento ao trabalho exemplar da professora na defesa da cultura, da diversidade, das mulheres, da educação pública, gratuita, e de excelência e, sobretudo, inclusiva e livre de discriminações.

titulo honorifico ufabc petronilha beatriz evento foto 03

Assista à cerimônia no canal da UFABC no YouTube:

Vídeo: Entrega de título de Doutora Honoris Causa à Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC).

Agradecimentos: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) pela cessão do espaço e apoio na cerimônia.

Marcador(es):