Página inicial > Notícias > Mudanças no sistema de login institucional demandarão mobilização de toda comunidade universitária

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 10h56

As atualizações serão iniciadas no mês de setembro e conduzidas pelo NTI, que conta com amplo envolvimento de todas as categorias da UFABC para garantir máxima tranquilidade ao processo de transição.

Nas próximas semanas, ainda neste mês de setembro, a Universidade Federal do ABC (UFABC), por intermédio do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), passará por processo de implantação de um novo controlador de domínio da UFABC, o que terá efeitos em toda a infraestrutura computacional da instituição.

O NTI explica que o controlador de domínio é utilizado em todos os dispositivos (desktops e notebooks) da instituição e seu objetivo é aprimorar a segurança dos equipamentos e garantir que somente membros da comunidade universitária possuam acesso aos recursos computacionais, por meio do processo de autenticação institucional.

No sentido de garantir que o processo ocorra com tranquilidade, o NTI orientará, gradualmente, e a partir das próximas semanas, toda comunidade universitária sobre as etapas e ações que cada usuário com login institucional deverá adotar neste processo de migração de todos os dispositivos institucionais ao novo controlador de domínio.

O que já posso adiantar para apoiar este processo?

Neste primeiro momento, a expectativa é que toda comunidade tome conhecimento sobre as mudanças e mantenha-se atenta às comunicações sobre o assunto.

Além disso, o NTI pede, principalmente para técnicas(os)-administrativos e docentes, que já iniciem a realização de backup de arquivos importantes que, eventualmente, estejam salvos diretamente nas máquinas (não considerar arquivos disponibilizados na rede) utilizadas por meio do acesso com login institucional.

A indicação é que estes arquivos que precisam ser resguardados sejam todos colocados em um única pasta, localizada no desktop (área de trabalho) de cada usuário. A referida pasta deve ser denominada de acordo com o seguinte padrão de nomeação: "backup_logindousuario" (em logindousuario escrever o login utilizado, exemplo: maria.silva).

Fique atenta(o) aos próximos comunicados sobre este processo, que serão enviados pelo NTI. Muito em breve, o NTI disponibilizará mais detalhes sobre as etapas e o cronograma desta migração.

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de acionar o NTI, que está à disposição para auxiliar toda comunidade neste processo.

Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI UFABC / Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC

Marcador(es):