Página inicial > Notícias > Política de Diversidade Sexual e de Gênero será acompanhada por comissão, comunidade universitária está convidada a participar

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 12h22

No final de julho deste ano, a Reitoria da UFABC nomeou os membros da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG), cujo papel principal é fomentar, apoiar e monitorar as iniciativas de promoção da igualdade e equidade de gênero, bem como o combate às violências contra mulheres e pessoas LGBTQIA+.

A nomeação desta comissão atende aos critérios estabelecidos pela de resolução do Conselho Universitário (ConsUni) que estabeleceu, em 2022, a Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFABC.

Trata-se de uma comissão autônoma dentro da estrutura da universidade, que busca ser transversal e cuja composição inclui membros indicados pela Reitoria e membros representantes das diversas categorias, os quais serão eleitos por meio de um processo eleitoral.

Entre as pessoas designadas pela Reitoria para compor a CDSG constam:

• Uma pessoa representante da Comissão Especial para Pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis (CEPT);
  • Uma pessoa representante do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia;
  • Uma pessoa representante do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB); e
  • Uma pessoa representante da Comissão de Políticas Afirmativas (CPAf).

Além dos membros indicados acima, a Comissão contará com 1 (um) membro eleito de cada categoria (pessoa discente da graduação, pessoa discente da pós-graduação, docente e técnica administrativa).

Neste momento, a comissão indicada está organizando o processo eleitoral que definirá os demais membros participantes. Em breve, as informações sobre as eleições serão divulgadas pela Comissão nos canais oficiais de comunicação da UFABC. A expectativa é que a comunidade universitária se envolva amplamente neste processo, apresentando suas candidaturas, votando e participando ativamente do processo de implantação da Política de Diversidade Sexual e de Gênero.

Em breve novas informações serão divulgadas! Acompanhe!