Página inicial > Notícias > Promovendo inclusão e valorização: UFABC recebe visitantes do CAPS Infantojuvenil de Santo André

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 12h00

Iniciativa busca estreitar laços entre a universidade e os Centros de Atenção Psicossocial, promovendo inclusão social e quebrando estigmas.

Na segunda-feira, dia 31 de julho, a Universidade Federal do ABC (UFABC) recebeu um grupo de visitantes muito especial: usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil de Santo André. A visita guiada teve como principal objetivo promover a inclusão social e fortalecer os vínculos entre os usuários dos CAPS e o espaço universitário e sua comunidade.

Os CAPSs desempenham um papel crucial no cuidado e na reintegração social de pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental, oferecendo atividades terapêuticas e um ambiente acolhedor. No entanto, muitas vezes esses espaços enfrentam estigmatização e exclusão por parte da sociedade. Em contrapartida, a UFABC é uma instituição de ensino superior que valoriza a extensão universitária como um de seus pilares fundamentais, comprometendo-se com a inclusão, diversidade e a promoção da cidadania.

Através destas visitas guiadas interativas, promovidas pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP), os participantes têm a oportunidade de vivenciar e explorar o ambiente universitário, incluindo laboratórios didáticos nas áreas de química, biologia e robótica. O projeto visa combater estigmas, promover a valorização da dignidade humana e oferecer aos jovens e adolescentes uma experiência enriquecedora que amplia seus horizontes e vislumbra possibilidades futuras na academia, bem como uma vivência rica para a comunidade da UFABC envolvida no projeto.

Veja algumas fotos:

promovendo inclusao e valorizacao ufabc recebe visitantes do caps infantojuvenil de santo andre foto 1

promovendo inclusao e valorizacao ufabc recebe visitantes do caps infantojuvenil de santo andre foto 2

promovendo inclusao e valorizacao ufabc recebe visitantes do caps infantojuvenil de santo andre foto 3

promovendo inclusao e valorizacao ufabc recebe visitantes do caps infantojuvenil de santo andre foto 4

promovendo inclusao e valorizacao ufabc recebe visitantes do caps infantojuvenil de santo andre foto 5

promovendo inclusao e valorizacao ufabc recebe visitantes do caps infantojuvenil de santo andre foto 6

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC