UFABC avança na estruturação de novas licenciaturas para Educação Infantil e Ensino Fundamental I
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) aprovou a proposta do Projeto Pedagógico da Licenciatura em Educação das Infâncias, Linguagens e Artes (LEILA) em sessão extraordinária realizada no início de setembro. O novo curso se dedicará à formação de professores do segmento de alunos de zero a dez anos, potencializando temas intrínsecos ao desenvolvimento e à aprendizagem de crianças. O foco considera a atuação em ambientes formais (creches, pré-escolas e anos iniciais do ensino fundamental) e não formais (equipamentos sociais, culturais, científicos, de lazer, esportivos, movimentos sociais, terceiro setor, etc).
A LEILA viabiliza a posterior titulação em outras licenciaturas específicas (Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física) e seu projeto pedagógico diferencia-se de cursos similares tradicionais por enfatizar as infâncias, tratar de diversidade sociocultural e destacar os campos das políticas, teorias e práticas das linguagens e das artes.
Essa nova licenciatura interdisciplinar surgiu da necessidade de ampliação do leque das licenciaturas da universidade para atendimento de políticas regionais dedicadas às infâncias. A aprovação também se ajusta ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) que destaca essa necessidade e o apoio à oferta de melhor formação ética, social e crítica de professores para essa faixa etária.
A oferta das 25 vagas por turno (matutino e noturno) ocorrerá no campus de Santo André com tempo de integralização previsto em 12 quadrimestres (4 anos). A abertura da primeira turma em 2026 depende de autorização do Ministério da Educação (MEC) para ampliação do número de vagas para ingresso na Graduação e nomeação de docentes e técnicos administrativos.
Cursos específicos
Atualmente, o projeto pedagógico da Licenciatura em Pedagogia, curso específico com vínculo a LEILA, encontra-se em discussão no ConsEPE. Trata-se de demanda do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC junto à Universidade, que levou à inclusão desse curso como ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade. A aprovação no Conselho Universitário (ConsUni) foi ratificada em dezembro de 2024.
Já a Licenciatura em Educação Física, voltada à formação de professores para a Educação Básica, foi aprovada no início de junho e seu projeto pedagógico se encontra em fase de elaboração pelo Grupo de Trabalho designado para este fim.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais