Página inicial > Notícias > UFABC participa de eventos nacionais da área de educação e apresenta trabalhos de estudantes

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 10h57

Integrantes das Licenciaturas Interdisciplinares (LIs) e de programas relacionados à formação de professores da Universidade Federal do ABC (UFABC) participaram do IX Encontro Nacional das Licenciaturas, do VIII Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica (PRP). Os eventos ocorreram de 06 a 08 de dezembro na Univates, em Lajeado, no Rio Grande do Sul.

ufabc participa de eventos nacionais da area de educacao e apresenta trabalhos de estudantes thumb foto equipe

A UFABC foi representada por: Brenno Dorte (estudante da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas - LCNE), Lorena Jacomassi (estudante da LCNE e bolsista PIBID), Nicolas Matos (estudante da LCNE e bolsista PRP), Gleica Souza (estudante da Licenciatura em Ciências Humanas - LCH e bolsista PIBID), Gabrielle Mammana (estudante da LCH e PIBID), Profa. Ma. Nathalia de Oliveira (preceptora PIBID) e pelo professor: Prof. Dr. Francisco Bezerra (Centro de Matemática, Computação e Cognição - CMCC UFABC e Coordenador na área de Matemática do PIBID).

Os estudantes apresentaram trabalhos sobre diversos temas relacionados à educação, como reforço escolar no ensino de matemática, intervenção no ensino de trigonometria, experiências no uso de metodologias ativas na relação universidade-educação básica, relato sobre educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da construção de sequências de ensino por investigação interdisciplinar entre física e química.

ufabc participa de eventos nacionais da area de educacao e apresenta trabalhos de estudantes thumb lancamento livro

Além disso, houve o lançamento do livro "[I] de Injúria", que compõe a dissertação de Mestrado Profissional em Filosofia da Profa. Nathalia de Oliveira.

Segundo os participantes, foi uma experiência muito enriquecedora participar desses eventos, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências com colegas de outras universidades brasileiras e de conhecer profissionais do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A ocasião proporcionou ainda, aprendizado e fortalecimento da formação e capacitação para a docência.

Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC

A UFABC oferece dois cursos de Licenciaturas Interdisciplinares: a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE). Os cursos têm por objetivo geral a formação inicial de Professores para atuação na Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

Assim como nos Bacharelados Interdisciplinares (BIs), além da formação interdisciplinar, os alunos podem optar por seguir com a formação específica nas licenciaturas que já existiam na UFABC: Biologia, Física, Matemática e Química (no caso da LCNE) ou Filosofia (vinculada à LCH).

Nas últimas semanas, a Universidade recebeu a informação de que as Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC alcançaram nota máxima em avaliação do MEC.