Página inicial > Notícias > Acolhimento aos alunos ingressantes das Licenciaturas Interdisciplinares

Acolhimento aos alunos ingressantes das Licenciaturas Interdisciplinares

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 17h50

Confira a programação das atividades que serão realizadas, remotamente, a partir de 15 de setembro

A partir da próxima terça-feira, 15 de setembro, será iniciada uma série de atividades virtuais destinadas aos alunos ingressantes das novas Licenciaturas Interdisciplinares (Lis) da UFABC: as licenciaturas em Ciências Humanas (LCH) e em Ciências Naturais e Exatas (LCNE). Esta será a primeira turma dos referidos cursos, criados pela Universidade no final de 2019.

Intitulada ‘Programa de Acolhimento 2020 Licenciaturas Interdisciplinares’, a iniciativa visa não apenas informar, mas recepcionar, ambientar e integrar os novos alunos, cujas aulas serão iniciadas, remotamente, a partir do dia 21 de setembro, quando começará o Quadrimestre Suplementar. As ações serão computadas como carga horária para as atividades complementares do curso.

Serão realizadas diversas atividades online, como cursos, minicursos, palestras, mesas redondas e oficinas, conduzidas por professores da UFABC e convidados de outras instituições, a respeito de variados temas:

- Introdução ao estudo das transformações químicas no contexto universitário
- Vamos conversar sobre Paulo Freire?
- A importância da filosofia como instrumento de formação
- Educação não-presencial, vínculos e laço social em tempos de pandemia
- História das ciências: experiências e vivências na pesquisa
- Precarização do trabalho docente: sobre o ofício dos/as professores/as na sociedade
- Perspectivas de estudos sobre mulheres na história das ciências
- A pandemia como experiência: como narrar o inenarrável dos dias atuais?
- Brasil em 10 lições: guia básico de sobrevivência para o exercício da docência
- Direitos humanos, gênero e diversidade no contexto da pandemia de Covid-19
- Escola pública democrática
- Educação inclusiva, ensino bilíngue para surdos e Língua Brasileira de Sinais: ações possíveis em tempos de isolamento

A programação completa, com mais informações sobre cada atividade, além das datas, horários e links para inscrição, está disponível nesta página.

Sobre as Licenciaturas Interdisciplinares
A partir de 2020, a UFABC passou a oferecer dois novos cursos para o ingresso regular na graduação. Os candidatos, selecionados por meio do ENEM/SiSU, agora tem como opções as Licenciaturas Interdisciplinares (LIs) em Ciências Humanas (LCH) e em Ciências Naturais e Exatas (LCNE), além dos tradicionais Bacharelados Interdisciplinares (BIs) em Ciência e Tecnologia (BC&T) e em Ciências e Humanidades (BC&H).

Como já ocorre nos BIs, a formação nas LIs garantirá diploma de ensino superior. Os professores formados em um dos cursos recém-criados estarão habilitados a atuar no Ensino Fundamental II. Com o diploma nessa etapa, os licenciados em Ciências Humanas poderão ministrar aulas nas áreas de História e Geografia, e os licenciados em Ciências Naturais e Exatas na área de ensino de Ciências.

Após o ingresso pelas LIs, os estudantes terão, também, a possibilidade de cursar outras licenciaturas específicas na UFABC, como Biologia, Física, Matemática e Química (vinculadas à LCNE) e Filosofia (vinculada à LCH). Ao concluir essa formação, os egressos estarão aptos a lecionar as respectivas disciplinas no Ensino Médio.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC