Página inicial > Notícias > UFABC e Prefeitura de Ribeirão Pires conduzem acordo de cooperação para a gestão de resíduos sólidos

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 14h00

O Termo de Colaboração Técnico-Científico, celebrado em agosto de 2022 entre a Universidade e a Prefeitura, através do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano (SMAHU), tem como objetivo a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município.

ufabc e prefeitura de ribeirao pires conduzem acordo de cooperacao para a gestao de residuos solidos foto 01

Conduzido por docentes e discentes da UFABC, sob a coordenação do Prof. Dr. Adalberto Azevedo (Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC) e da Profa. Dra. Ângela Martins Baeder (professora aposentada da Fundação ABC), o trabalho em andamento já resultou em um abrangente diagnóstico da situação atual da gestão de resíduos no município, e também um prognóstico com projeções, cenários possíveis e o planejamento de metas e ações para a gestão dos diversos tipos de resíduos sólidos gerados no município.

Os próximos passos estão previstos para o início de 2023 e contemplarão consultas e audiências públicas. Neste momento o grupo trabalha na consolidação do documento final que será disponibilizado, em formato digital no site da Prefeitura, para a consulta pública no início de 2023. Também será disponibilizada uma versão impressa para consulta na sede da Prefeitura. O objetivo é coletar sugestões que permitirão aprimorar o documento que será reapresentado ao público em audiências públicas previstas para ocorrer também em 2023.

A cooperação UFABC e Prefeitura de Ribeirão Pires se iniciou com um convite de integrantes da Câmara Técnica de Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e de servidores do Departamento de Gestão Ambiental. Também participam do projeto servidores do Departamento de Gestão Ambiental (Karin Kelly da Silva, Diretora do Departamento, e João Paulo Cerezolli, zootecnista) e os membros da Câmara Técnica do COMDEMA (Elisabeth Ranck, Roberta Neves Barreto dos Santos e Valderez Maria Coimbra Santos). A parceria envolve ainda pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Victoria (Canadá).

Todo o processo, incluindo as datas e procedimentos para participação nas consultas e audiências públicas, serão divulgados no website e redes sociais da Prefeitura e da SMAHU.