Página inicial > Notícias > FAPESP divulga edital de Jornalismo Científico para estudantes de graduação

FAPESP divulga edital de Jornalismo Científico para estudantes de graduação

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 13h14

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho (FRM), torna público o primeiro edital Comunicar Ciência, na modalidade de Jornalismo Científico.

O objetivo é tornar públicos os procedimentos e resultados de atividades de pesquisas científicas e popularizar o trabalho de pesquisadores(as), realizados no âmbito das Universidades Paulistas, sob financiamento da Fundação.

As inscrições serão recebidas até 22 de janeiro de 2024, via SAGe.

São elegíveis pesquisadores(as) (responsáveis ou principais) de projetos em andamento que recebam Auxílio à Pesquisa concedido pela FAPESP nas seguintes modalidades: Projeto Temático, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centro de Pesquisa em Engenharia/ Centro de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA), Centros de Ciências para o Desenvolvimento (CCD), SPEC, Projeto Inicial (PI), Projeto Geração ou Jovem Pesquisador; e Bolsistas (estudantes de graduação de qualquer área, a partir do 5º semestre).

Todos(as) os(as) docentes da UFABC são elegíveis para indicar estudantes para bolsas em seus projetos.

Para a submissão de proposta, deverão ser entregues 3 (três) produtos, quais sejam: podcast, vídeos/reels para redes sociais, videorreportagem ou reportagem escrita. A entrega dos produtos deverá ser comprovada no Relatório Científico.

Serão concedidas 300 (trezentas) bolsas no valor mensal de R$ 853,80, distribuídas para 150 (cento e cinquenta) duplas de estudantes de graduação, com duração inicial de 6 (seis) meses.

Espera-se, com essa oportunidade, estimular e qualificar estudantes de graduação para atuar na difusão de informação científica e tecnológica. O edital busca fomentar o engajamento em atividades de pesquisa nas respectivas universidades, e ampliar o acervo de conteúdos sobre ciência e tecnologia veiculados nas multitelas do Canal Futura e plataformas FAPESP.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site da FAPESP.