Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > Mensagem do reitor e da vice-reitora: agradecimentos e encerramento de gestão
Início do conteúdo da página

Mensagem do reitor e da vice-reitora: agradecimentos e encerramento de gestão

Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2026, 16h05

Estimada comunidade universitária,

No próximo dia 29.05.2026, encerra-se o mandato da atual gestão na Reitoria da UFABC. Nós - Dácio e Mônica - estivemos à frente da gestão nos últimos quatro anos; antes ainda, estivemos também como parceiros na gestão da Universidade, mas em uma outra combinação de papéis. Foram oito anos de (intensa) convivência, compromisso e dedicação à UFABC. Tudo isso materializado em diferentes frentes de trabalho e representação institucional e, especialmente, partilhado com várias pessoas que igualmente se comprometeram muitíssimo com a defesa e o aprofundamento do projeto pedagógico institucional da UFABC, e com a busca das oportunidades e das inovações para a sustentabilidade desse projeto.

Poderíamos fazer um longo balanço sobre as políticas, as ações e as mudanças à frente da Reitoria da Universidade, e até sobre o que mais gostaríamos de ter realizado, todavia, os devidos registros foram feitos ao longo dos anos, e queremos que esta seja uma mensagem de agradecimento e de despedida. Talvez, caiba falar também sobre o nosso aprendizado: como profissionais e como gestores, tivemos, à frente da Reitoria da UFABC, um profundo e prazeroso aprendizado sobre a responsabilidade e o compromisso com um bem público, que pertence a toda a sociedade brasileira, e com o mandato estabelecido na relação direta com a comunidade universitária.

Aprendemos sobre como as pessoas cuidam da UFABC, sobre como se dedicam a realizar cada iniciativa e a viabilizar cada programa, cada atendimento, cada ação de extensão ou de cultura, cada aula da graduação ou da pós-graduação, cada projeto de pesquisa, cada evento, cada tarefa administrativa, com brio e brilho, com extrema dedicação e coerência. Aprendemos sobre como o projeto pedagógico da UFABC e a beleza traduzida na inovação que ele representa, calcada em interdisciplinaridade, inclusão e excelência, demandam dedicação todo dia, e como cada pessoa, cada categoria da comunidade universitária desempenha papel institucional para tanto.

Foi para nós, portanto, tarefa permanente institucionalizar o ideário que fundamenta a existência e o funcionamento da UFABC, e aprofundar a necessária profissionalização na gestão de uma Universidade socialmente referenciada. Pode parecer paradoxal falar na beleza do projeto pedagógico da UFABC e, ao mesmo tempo, tratar de institucionalização e profissionalização, como se isto amarrasse a inovação. Pelo contrário! Aprendemos sobre como o exercício profissional na gestão significa transformar a capacidade de escuta da realidade da Universidade justamente em mais profissionalização, maior institucionalização e muita articulação de diferentes atores. Aprendemos, mais que tudo, sobre como a gestão da Universidade, nesse sentido, precisa ser o lugar de onde emana o incentivo, o estímulo e a capacidade de coordenação de todos esses esforços, habilidades e dedicação.

Compreendemos, cabalmente, que não é trivial traduzir todas estas afirmações e realizações em comunicação institucional, que não é trivial transformar todas estas frentes de trabalho em capacidade de resposta que dialogue com as urgências das pessoas da comunidade. Essencialmente, resposta que conecte o cuidado do coletivo - que se dá no estabelecimento de procedimentos e na isonomia e transparência das regras - com as genuínas necessidades ou vontades de cada pessoa no seu espaço de trabalho e de vivência.

Mas, o fato é que nos dedicamos a estes múltiplos aprendizados e, simultaneamente, topamos enfrentar os desafios impostos pelos anos recentes na condução da Universidade: destituição de uma presidente eleita, sufoco orçamentário, pandemia e “pandemônio”. Foi preciso levar a UFABC para além dos limites e das referências acadêmicas. Da reversão brusca dos montantes orçamentários destinados à UFABC, em 2016, interrompendo a implantação e a consolidação dos campi, ao bloqueio orçamentário justificado na “balbúrdia” pretensamente promovida pelas Universidades federais, em 2019. Dos múltiplos impactos de uma pandemia global, que levou a vida de muitas brasileiras e brasileiros, ao funcionamento do hospital de campanha, em parceria com a prefeitura Municipal, no campus Santo André, e ao intenso engajamento da comunidade universitária nos projetos científicos e na vacinação, tudo isso especialmente em 2020. Do “caderno de obras” entregue nas mãos do presidente Lula, em sua visita de 2023 ao campus São Bernardo do Campo, ao início das obras da passarela sobre o rio Tamanduateí e à inauguração da unidade Tamanduatehy, em 2026, passando pelo destaque à UFABC no Plano Plurianual 2024-2027. Foram muitos ofícios, muitas reuniões, muitas idas a Brasília e à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), muitas conversas, sucessivas explicações sobre o porquê disso, o porquê daquilo, muitas equipes trabalhando para viabilizar projetos e contratações. E muitas equipes dedicadas a viabilizar os pequenos “milagres” cotidianos para assegurar a permanência estudantil, o pagamento de bolsas e auxílios, a manutenção de salas de aula e laboratórios, das edificações e tecnologias, e para buscar recursos das agências de fomento para projetos de infraestrutura de pesquisa e para a pós-graduação da UFABC atingir um desempenho histórico na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nosso mais profundo e enfático agradecimento, então.

Às pessoas que trabalharam mais direta e cotidianamente conosco - dirigentes, direções, coordenações e equipes técnicas -, nosso agradecimento pela intensa e profícua parceria. Cada política formulada e implementada, cada projeto ou ação executados, cada ideia que levou a uma solução duradoura, tudo isto só foi possível porque as pessoas confiaram, se dedicaram e se comprometeram (ainda mais) profundamente com a UFABC.

À nova gestão, o nosso desejo de bons anos e de muita energia para seguir conduzindo os caminhos da UFABC. A chegada da professora Paula e do professor Demétrio à gestão da Universidade trará mais e novas oportunidades para a comunidade universitária, e renovará o compromisso público com a interdisciplinaridade, a excelência e a inclusão, marcas do projeto pedagógico institucional da UFABC desde a sua criação. De nossa parte, estabelecemos o passo a passo para uma transição bem informada e fundamentada, desde março de 2026, logo depois do Colégio Eleitoral, na expectativa de assegurarmos o tempo necessário para a assimilação e a organização de tudo o que é mais importante para o pleno e estável funcionamento da Universidade. Que a chegada à Reitoria seja, então, a melhor, com bons dias de trabalho e animação!

À comunidade da UFABC - a cada pessoa da UFABC! Gostaríamos de nominar cada uma, cada um, para apresentar nosso cumprimento pessoal, nominal - de agradecimento, mas também de despedida do cargo que ocupamos atualmente, e cujos mandatos, como dito, se encerram agora. Não será possível nominá-las e nominá-los, claro, mas recebam - cada pessoa que lê esta mensagem - nosso agradecimento pelo diálogo, pelas sugestões, pelas críticas, pela convivência. Estaremos, nos próximos anos, pelos campi da UFABC em outros papéis institucionais, e vamos seguir nos encontrando e vivenciando a Universidade pública, inclusiva e de qualidade, e partilhando a alegria que este rico e diverso espaço público nos proporciona. Um “até breve”, então!

reitoria ufabc dacio e monica

Dácio Roberto Matheus e Mônica Schröder

Reitor e Vice-Reitora

(Gestão - 2022-2026)


 Reitoria - Universidade Federal do ABC

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página