Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Reitor da UFABC participa de nova agenda em Brasília para tratar da recomposição orçamentária das Universidades Federais
Início do conteúdo da página

Reitor da UFABC participa de nova agenda em Brasília para tratar da recomposição orçamentária das Universidades Federais

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 15h18

As conversas com parlamentares da bancada paulista são resultado das mobilizações conjuntas entre ANDIFES e as quatro instituições federais paulistas: UFABC, UFSCAR, UNIFESP E IFSP.

Na última quarta-feira (22), o reitor da UFABC, Dácio Matheus, esteve em Brasília para dar continuidade às tratativas relacionadas à necessidade iminentes de recomposição orçamentária da UFABC e das Universidades Federais brasileiras.

Na ocasião, reitoras e reitores de diversas instituições federais de ensino superior do Brasil participaram (em modalidade presencial e remota) de uma reunião no plenário da Câmara dos Deputados, comandada pela Senadora Rose de Freitas, presidente da comissão mista de planos, orçamentos públicos e fiscalização do congresso nacional. O encontro  tratou especificamente sobre a recomposição do orçamento das universidades federais, dos institutos técnico federais, da CAPES e do CNPq.

As conversas abordaram as dificuldades enfrentadas nos últimos anos pelas instituições e que foram agravadas pelos expressivos cortes efetuados nos recursos de caráter discricionários nos anos de 2020 e 2021. A reivindicação principal das reitoras e dos reitores aos parlamentares foi sobre a urgente necessidade de recomposição orçamentária dos 18% perdidos em 2020, para o exercício vigente de 2021 e retomada dos valores reais de 2019 para o exercício de 2022.

O reitor Dácio Matheus relatou que segue preocupado com as limitações orçamentárias para manutenção das atividades nos campi da UFABC, sobretudo quando considerado o cenário de retomada das atividades presenciais na Universidade. Sobre o tom das conversas ocorridas nesta quarta-feira em Brasília, o reitor afirmou que “ainda estamos longe de uma realidade orçamentária que nos permita ter tranquilidade, mas percebemos que os parlamentares estão sensibilizados com a realidade das universidades federais e comprometidos em reverter a situação atual. Seguimos mobilizando essas agendas e contando com apoio das autoridades para reestabelecer e ampliar nosso orçamento. Somente assim poderemos continuar oferecendo ciência de ponta e educação pública, gratuita, inclusiva e de excelência para a sociedade brasileira”.

Participaram da reunião a Frente Parlamentar Mista da Educação, coordenada pelo Deputado Professor Israel Batista, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, coordenada pela Deputada Professora Rosa Neide, com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Deputado Reginaldo Lopes.  Também estiveram presentes as(os) deputadas(os) Adriana Ventura, Paula Belmonte, Tabata Amaral, Paulo Teixeira, Danilo Cabral, Claudio Cajado e Felipe Rigoni.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página