Página inicial > Notícias > Reitor da UFABC participa de nova agenda em Brasília para tratar da recomposição orçamentária das Universidades Federais

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 15h18

As conversas com parlamentares da bancada paulista são resultado das mobilizações conjuntas entre ANDIFES e as quatro instituições federais paulistas: UFABC, UFSCAR, UNIFESP E IFSP.

Na última quarta-feira (22), o reitor da UFABC, Dácio Matheus, esteve em Brasília para dar continuidade às tratativas relacionadas à necessidade iminentes de recomposição orçamentária da UFABC e das Universidades Federais brasileiras.

Na ocasião, reitoras e reitores de diversas instituições federais de ensino superior do Brasil participaram (em modalidade presencial e remota) de uma reunião no plenário da Câmara dos Deputados, comandada pela Senadora Rose de Freitas, presidente da comissão mista de planos, orçamentos públicos e fiscalização do congresso nacional. O encontro  tratou especificamente sobre a recomposição do orçamento das universidades federais, dos institutos técnico federais, da CAPES e do CNPq.

As conversas abordaram as dificuldades enfrentadas nos últimos anos pelas instituições e que foram agravadas pelos expressivos cortes efetuados nos recursos de caráter discricionários nos anos de 2020 e 2021. A reivindicação principal das reitoras e dos reitores aos parlamentares foi sobre a urgente necessidade de recomposição orçamentária dos 18% perdidos em 2020, para o exercício vigente de 2021 e retomada dos valores reais de 2019 para o exercício de 2022.

O reitor Dácio Matheus relatou que segue preocupado com as limitações orçamentárias para manutenção das atividades nos campi da UFABC, sobretudo quando considerado o cenário de retomada das atividades presenciais na Universidade. Sobre o tom das conversas ocorridas nesta quarta-feira em Brasília, o reitor afirmou que “ainda estamos longe de uma realidade orçamentária que nos permita ter tranquilidade, mas percebemos que os parlamentares estão sensibilizados com a realidade das universidades federais e comprometidos em reverter a situação atual. Seguimos mobilizando essas agendas e contando com apoio das autoridades para reestabelecer e ampliar nosso orçamento. Somente assim poderemos continuar oferecendo ciência de ponta e educação pública, gratuita, inclusiva e de excelência para a sociedade brasileira”.

Participaram da reunião a Frente Parlamentar Mista da Educação, coordenada pelo Deputado Professor Israel Batista, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, coordenada pela Deputada Professora Rosa Neide, com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Deputado Reginaldo Lopes.  Também estiveram presentes as(os) deputadas(os) Adriana Ventura, Paula Belmonte, Tabata Amaral, Paulo Teixeira, Danilo Cabral, Claudio Cajado e Felipe Rigoni.

Marcador(es):