Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aplicativo combate fake news relativas à Covid-19 e divulga ações de solidariedade
Início do conteúdo da página

Aplicativo combate fake news relativas à Covid-19 e divulga ações de solidariedade

Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 16h40
A disseminação de notícias falsas referentes à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) torna-se cada vez mais recorrente nas redes sociais e nas comunicações interpessoais. Um grupo de alunos e professores dos bacharelados em Ciências e Humanidades (BC&H) e em Ciência e tecnologia (BC&T) da UFABC, preocupados com essa situação, se propuseram a desenvolver um aplicativo para aparelhos móveis, que pudesse ser útil no sentido de reduzir os riscos causados pela propagação de notícias falsas, ou fake news, em Inglês. O objetivo do aplicativo é criar um canal unificado de compartilhamento de notícias confiáveis, referentes à Covid-19, bem como de ações de solidariedade na região do Grande ABC. 
 
Para viabilizar a realização, o projeto associa-se às Brigadas de Solidariedade e aos movimentos sociais, realizando o mapeamento de bairros periféricos nos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá. Em paralelo, inicia o desenvolvimento de um aplicativo com base na funcionalidade para auxiliar o trabalho dos brigadistas. 
 
Até o presente momento foram, realizadas entregas de cestas básicas, auxilio aos moradores dos respectivos bairros para que os mesmos tenham acesso à internet ou às informações confiáveis sobre as políticas públicas e o enfrentamento à Covid-19. O trabalho inicial é de diálogo e de organização popular, enfrentando informações anticientíficas, fortalecendo a confiança e a rede de solidariedade entre os moradores. 
 
O aplicativo facilitará os trabalhos nos bairros e poderá ser usado pelos moradores para saber quando será a próxima atividade a ser realizada na sua região, quais as últimas notícias sobre a Covid-19 e quais notícias divulgadas nas mídias são falsas, além de quais são as principais características e formas de prevenção à Covid-19. Um quiz interativo será disponibilizado para quem quiser testar e aprofundar os conhecimentos sobre o novo Coronavírus. A meta é de que aproximadamente 500 famílias sejam beneficiadas com o projeto. 
 
Para saber mais, acesse: 

 

#NósPeloBemComum 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

 

 

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página