Página inicial > Notícias > UFABC obtém R$ 488 mil reais do MEC para combate à COVID-19

UFABC obtém R$ 488 mil reais do MEC para combate à COVID-19

Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 13h14

A Universidade Federal do ABC foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) para receber do Governo Federal o valor de R$ 488 mil reais destinados a ações de enfrentamento ao novo Coronavírus. A aprovação é resultado de projeto elaborado pela UFABC em resposta à demanda do MEC encaminhada por meio do Ofício-Circular nº 4/2020/CGPO/DIFES/SESU/SESU-MEC.

O valor a ser recebido pela Universidade será utilizado em três frentes de trabalho. A primeira refere-se à produção de álcool em gel, a ser destinada ao atendimento da demanda do Hospital Estadual Mário Covas, de Santo André, que é de até 20 litros por dia. Havendo produção excedente, ela poderá ser encaminhada para um hospital de campanha, uma vez que há tratativas para o funcionamento de unidade dessa categoria na quadra do ginásio de esportes da UFABC.

A segunda frente inclui a produção de três mil testes de biologia molecular RT-PCR. Esse tipo de teste é utilizado para a identificação do novo Coronavírus e direcionado para uso em casos considerados graves. A abertura dessa frente é resultado do relacionamento técnico-científico da Universidade, especialmente entre a Profa. Dra. Márcia Aparecida Sperança (UFABC) e o grupo de pesquisa do laboratório de virologia coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Fonseca, do Centro Universitário Saúde ABC, nome atual da reconhecida Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). A iniciativa inclui três bolsas de estudo, no valor de R$ 2 mil reais, que são outorgadas a três estudantes de pós-graduação da UFABC, pelo período de três meses, além de equipamentos de proteção individual (EPI) para uso em laboratório.

A terceira frente refere-se à utilização de veículos da frota da Universidade para o transporte de urgência de profissionais que compõem as equipes de saúde que estão atendendo na região do ABC.

Os recursos referentes ao Ofício-Circular nº 4/2020 foram obtidos pela UFABC e por outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que lograram responder com agilidade à demanda do MEC. Para o reitor Dácio Matheus, o resultado positivo é, também, reflexo da articulação regional que a Universidade mantém com autoridades sanitárias e grupos técnicos e científicos da região do Grande ABC.

Marcador(es):