Página inicial > Notícias > Dia da Alemanha na UFABC amplia as oportunidades de mobilidade acadêmica e cooperação internacional

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 16h33

No último dia 30/3, ocorreu, na Universidade Federal do ABC, o Dia da Alemanha. O evento é fruto da parceria entre a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) - uma das principais organizações de promoção de intercâmbios acadêmicos e intercâmbios científicos, que desde a sua fundação apoiou mais de 2,6 milhões de estudantes dentro e fora da Alemanha - o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), 12 universidades alemãs e seis instituições de pesquisa e ensino, cujos representantes estiveram presentes nos estandes e palestras informativas.

A comunidade universitária da UFABC teve a oportunidade de conversar pessoalmente com os representantes de universidades alemãs e tirar todas as dúvidas sobre oportunidades de bolsas, financiamento, oferta de cursos e pólos de pesquisa. Além disso, a atividade representou um momento proveitoso para fomento à colaboração internacional entre Brasil e Alemanha.

Na abertura do evento, o prof. Dalmo Mandelli, Assessor de Relações Internacionais da UFABC, apresentou a Universidade, sua infraestrutura e suas ações e números relacionados à internacionalização. Em seguida, as universidades e instituições alemãs, realizaram palestras orientando sobre como estudar na Alemanha, divulgaram informações a respeito do sistema universitário daquele país, instruíram sobre possibilidades de bolsa de estudos e deram orientações gerais sobre a vida na Alemanha.

Lista de instituições participantes do Dia da Alemanha na UFABC:

• Centro Alemão de Ciência e Inovação DWIH São Paulo
  • Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)

Universidades técnicas alemãs:

• RWTH Aachen
  • TU Berlin
  • TU Darmstadt
  • TU München

• Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG)
  • G.a.s.t: Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes
  • Baylat: Centro Universitário da Baviera para América Latina
  • UAS7: German Universities of Applied Sciences
  • CAU Kiel: Christian-Albrechts-Universität zu Kiel
  • Fundação Alexander von Humboldt (AvH)
  • WWU Münster
  • Universität Potsdam
  • FU Berlin
  • Universität Heidelberg
  • Universität zu Köln

Para mais informações sobre Mobilidade Acadêmica e Internacionalização na Universidade, procure a Assessoria de Relações Internacionais (ARI UFABC) - Campus Santo André - Bloco A, Térreo, Sala 007 - site: ri.ufabc.edu.br.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC.