Mobilidade acadêmica e administrativa integra universidades latino americanas
A coordenadora de comunicação da Universidad de la República (UDELAR), no Uruguai, Karina Eiraldi, visitou, em 23 de setembro, a Universidade Federal do ABC. A visita ocorreu no âmbito do Programa Espaço Acadêmico Comum Ampliado Latino-Americano (ESCALA) na versão para gestores e administradores, mantido pela Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), da qual a UFABC faz parte. Karina veio ao Brasil em mobilidade internacional, que também incluiu visitas à Universidade de Campinas (Unicamp) e à Universidade de São Paulo (USP). Ela afirmou que sua visita foi muito enriquecedora, permitindo-lhe conhecer as características e a estrutura da UFABC logo no acolhimento com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Na Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI), a profissional compartilhou saberes e experiências relacionadas com a área de comunicação, destacando desafios comuns a ambas as universidades.

Karina com a equipe da ACI UFABC.
Karina observou que há muito a aprender em conjunto, trocar e compartilhar soluções para problemas semelhantes. Ela acrescentou que a interação evidenciou a necessidade de "gerar ideias inovadoras que fortaleçam o diálogo e a proximidade com nossos públicos". Para a coordenadora, a visita estabeleceu bases para futuras mobilidades e reforçou a convicção de que as universidades latino-americanas
devem promover a internacionalização em todas as áreas.
Aprendizados
Essa foi a segunda vez que a equipe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC recebeu profissionais que atuam com comunicação pública em instituições de ensino superior da América Latina. Mariella Mian, coordenadora da ACI, enfatiza que essas trocas revelam os diversos aspectos que as universidades compartilham na forma de atuação e desafios na área de comunicação.
Mariella destaca que a Udelar se diferencia das correspondentes brasileiras: “o mais instigante foi ouvir dessa colega uma perspectiva inédita sobre a comunicação pública universitária em uma instituição que possui ensino superior público universalizado e sem processo seletivo”. Ela avaliou a visita como um encontro de “partilha, aproximação e ampliação dos nossos aprendizados sobre a realidade universitária da UDELAR e, em grande medida, sobre o próprio Uruguai”.

Karina e a equipe da ACI UFABC.
Internacionalização
Desde seu ingresso na Associação de Universidades do Grupo Montevidéu e participação no Programa ESCALA a UFABC recebeu e enviou diversos docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação para participação em experiências acadêmicas e profissionais internacionais. O objetivo é estimular a cooperação e a integração das universidades com o objetivo de fomentar a construção de um espaço acadêmico regional, de caráter inovador, multiplicador e de integração acadêmica.
Wellington Teixeira Gonçalves, servidor da Assessoria de Relações Internacionais, considera a UDELAR como uma grande parceira da UFABC em ações de internacionalização e “por isso ficamos muito felizes em seguir fortalecendo nossos laços de cooperação”. Segundo ele, o crescimento das ações de cooperação e integração com a América Latina são motivo de orgulho para a universidade, pois “contribuem com a profissionalização e excelência de nossa comunidade, gerando impacto importante na visibilidade internacional da instituição".
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais