Página inicial > Notícias > Jogos e curso online geram conscientização e resiliência para enfrentar a pandemia

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 12h00

Promover conscientização e resiliência como estratégias de enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19. Esse é o intuito de um projeto coordenado pela Profa. Dra. Denise Goya, da Universidade Federal do ABC, com a participação de docentes da Universidade Federal de São Carlos e do Centro Universitário da FEI – uma das iniciativas selecionadas pelo Comitê da UFABC contra o novo Coronavírus e apoiadas pela Universidade.

O projeto contempla ações de ensino, pesquisa e extensão, a partir de dois objetivos principais:

Conscientização sobre a Covid-19, por meio de jogos online (quizzes), interativos e informativos, com linguagem acessível e descontraída, que visam promover uma mudança de comportamento positiva. Já foram desenvolvidos dois jogos – um destinado a crianças e outro a idosos –, validados por profissionais da área da saúde, acessíveis nesta página.

Intervenção, por meio de um programa de ensino (EaD), cuja meta é o fortalecimento de cinco habilidades para a promoção da resiliência: atenção, engajamento, autocompaixão, gratidão e aceitação. Apresenta, também, conteúdo informativo e de conscientização sobre o novo coronavírus (isolamento social, transmissão, medidas de prevenção etc.).

De acordo com as organizadoras, trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolve diversas áreas do conhecimento, como Ciência da Computação, Sociologia, Educação e Psicologia, e será desenvolvido durante seis meses. “Sabemos que programas direcionados à resiliência auxiliam na redução do stress e da ansiedade e, portanto, podem contribuir para que o retorno das atividades, presenciais ou remotas, ocorra de uma maneira mais salutar”, afirma a Profa. Dra. Lania Ferreira, professora da FEI e pesquisadora na UFABC. E completa: “Partimos da hipótese de que é possível observar mudanças positivas de comportamento quando se tem uma intervenção planejada e com o auxílio adequado das tecnologias educacionais. O projeto certamente trará resultados relevantes para a análise do contexto atual e originará uma produção científica de qualidade”.

Curso ‘Enfrente’

As pré-inscrições para o referido curso, online e gratuito, estão abertas até o dia 28 de agosto de 2020, por meio deste formulário. O público alvo é composto por jovens adultos da UFABC e da UFSCar, além da comunidade externa.

O programa de ensino é composto por 7 unidades:
∙ 1. Introdução
∙ 2. Reestruturação de percepções