Página inicial > Notícias > Pesquisa da UFABC investiga os mecanismos de replicação da Covid-19 em SP

Pesquisa da UFABC investiga os mecanismos de replicação da Covid-19 em SP

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 17h15

Estudo conduzido pela Universidade Federal do ABC busca compreender os mecanismos de replicação do vírus e da patogenia causada pela Covid-19, e assim explorar a variabilidade e função das proteínas do SARS-Cov-2, em especial das proteínas não estruturais. Segundo a docente da UFABC e coordenadora do projeto, professora Maria Cristina Carlan da Silva, “o objetivo é analisar a variabilidade do material genético em amostras de vírus em se encontra em circulação no Brasil, mais especificamente em São Paulo e na região do ABC Paulista. Outro objetivo é analisar a função de proteínas virais em células do sistema imune e em células neuronais.”.

Os vírus da família Coronaviridae não são vírus que apresentam alta taxa de variabilidade, porém há estudos que mostram a ocorrência de alterações. “Mutações que ocorrem na Proteína S, por exemplo, responsável pela entrada do vírus na célula, mostraram que essas variabilidades podem estar envolvidas com uma maior transmissibilidade do vírus e, também, pela adaptação do vírus em diferentes hospedeiros”, explica a professora.

Com esse estudo, o grupo de pesquisadores quer identificar se essas mutações ocorrem em vírus que se encontra em circulação na região pesquisada, e, também, identificar a presença de outras mutações que poderiam estar relacionadas à patogenia, além de analisar outras funções de proteínas do vírus e das proteínas S, ORF3a, 6 e 8 da SARS-CoV-2.

O projeto envolve uma colaboração do Instituto Pasteur de São Paulo e do Santa Marcelina, com pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Veja no vídeo mais detalhes sobre a iniciativa:

#NósPeloBemComum

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC