Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto da UFABC avalia a detecção de metanol em álcool gel comercial
Início do conteúdo da página

Projeto da UFABC avalia a detecção de metanol em álcool gel comercial

Publicado: Quinta, 13 de Mai de 2021, 14h55

Estudo realiza análises de amostras de álcool gel 70 disponíveis comercialmente e de outras procedências com objetivo de detectar a possível presença de metanol em conjunto com etanol.

O metanol é um composto orgânico bastante tóxico podendo ser letal se ingerido em quantidades elevadas. A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo dos Estados Unidos, alertou sobre a possível presença deste composto químico em sanitizantes.

Diante do exposto, a pesquisa desenvolvida na UFABC avalia a possibilidade da presença de metanol no álcool gel comercializado e consumido na região do município de Santo André. Foram coletadas 75 amostras de álcool gel 70 em três regiões da cidade e, através do uso da técnica de Ressonância Magnética Nuclear, foi detectado o composto metanol em 72 amostras. Apesar do resultado, o teor encontrado em quase todas as amostras é inferior ao limite tolerado (630 ppm), sendo o risco de intoxicação bastante remota. No entanto, apenas uma das amostras teve o teor acima do permitido, o que pode servir como aviso às agências reguladoras.

A iniciativa, aprovada pelo Comitê da UFABC contra o novo Coronavírus e coordenada pelo professor Álvaro Takeo Omori, ainda está em andamento e, um dos próximos passos é tentar validar o método, de forma a conseguir quantificar o teor de metanol em cada amostra.

Para mais informações, veja o vídeo abaixo:

-

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página