Página inicial > Notícias > Seleção de bolsistas de doutorado e pós-doc para projeto contra a pandemia

Seleção de bolsistas de doutorado e pós-doc para projeto contra a pandemia

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 15h00

O Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados (PPG-NMA) da UFABC está com inscrições abertas para 12 vagas de doutorado e 6 de pós-doutorado, exclusivas do projeto aprovado pelo Programa de Combate a Epidemias da CAPES. Intitulado Construção de plataformas nanoestruturadas para prevenção e detecção da Covid-19, o projeto foi um dos 31 selecionados pela CAPES no âmbito do Edital nº 09/2020, dentre 545 propostas de diversas instituições nacionais e estrangeiras.

Os candidatos aprovados nos processos seletivos receberão bolsas de doutorado e de pós-doutorado da CAPES e ingressarão em setembro de 2020. Seus projetos serão desenvolvidos por meio de colaborações entre docentes do PPG-NMA e pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), voltados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, com foco em prevenção e diagnóstico. Sua abordagem interdisciplinar permitirá a inclusão de alunos de diversas áreas do conhecimento, como física, química, biologia, saúde e engenharias

Em geral, os projetos propõem o desenvolvimento científico-tecnológico e a geração de produtos: desenvolvimento de biosensores diagnósticos, desenvolvimento e reposicionamento de fármacos, materiais autodesinfetantes, veículos carreadores de fármacos, fotofísica e fotônica aplicadas à inativação viral, estratégias de eliminação viral no meio ambiente de forma ecologicamente correta, cálculos computacionais, machine learning, materiais semicondutores emissores de radiação ultravioleta, desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados com alta capacidade pró-oxidante para combate ao vírus etc.

A seleção dos candidatos às bolsas de doutorado será realizada com base em três critérios principais: histórico escolar (graduação e mestrado); currículo Lattes; e entrevista, a ser realizada, remotamente, pela comissão de seleção. No caso dos candidatos às bolsas de pós-doutorado, os critérios serão: histórico escolar de doutorado; currículo Lattes; projeto de pesquisa; e entrevista, a ser realizada, remotamente, pela comissão de seleção.

As inscrições estarão abertas entre os dias 21 de julho e 3 de agosto (bolsistas de doutorado) e entre 31 de julho e 24 de agosto (bolsistas de pós-doutorado). Para mais informações, acesse:

- Edital n° 24/2020 - PROPG/CAPPG - Processo seletivo para ingresso de bolsistas de doutorado, Edital CAPES-Pandemias, do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC

- Edital nº 27/2020 - PROPG/CAPPG - Processo seletivo para bolsistas de pós-doutorado, Edital CAPES-Pandemias, do Programas de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC

- Site do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC

Notícia atualizada em 31/7/2020.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Marcador(es):