Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > UFABC convida para o lançamento dos MOOCs do Projeto EMBRACE: formação docente gratuita e aberta em competências digitais, pedagógicas e inovação
Início do conteúdo da página

UFABC convida para o lançamento dos MOOCs do Projeto EMBRACE: formação docente gratuita e aberta em competências digitais, pedagógicas e inovação

Publicado: Quinta, 15 de Mai de 2025, 10h58

flyer launch embrace

O principal objetivo do projeto EMBRACE é transformar as instituições de ensino superior por meio do desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas, possibilitando a criação de ecossistemas de aprendizagem que articulem a formação universitária com as demandas do mercado de trabalho e da sociedade, produzindo ambientes propícios para a solução de problemas complexos locais e regionais. Participam deste projeto instituições de ensino superior brasileiras (UFABC, IFES, IFSP), colombianas (UTP e Areaandina), portuguesas (IPB) e finlandesas (HAMK - coordenadora do projeto).

No âmbito do projeto, os docentes são considerados agentes de transformação institucional e inovação pedagógica, através da aquisição de competências digitais e pedagógicas e da criação de ecossistemas de aprendizagem, envolvendo nos processos formativos professores, estudantes, diretores, funcionários, membros da sociedade civil, representantes do mercado laboral, de modo a produzir ambientes para a solução de problemas complexos locais e regionais, no contexto de um mundo constante transformação que exige articulação sistêmica de diversos elementos.

O projeto está organizado em pacotes de trabalho (WP) que permitem o alcance dos objetivos principais e secundários, a saber:

  • WP1: identificação de indicadores de impacto que permitam avaliar a qualidade das ações realizadas em nível pessoal, institucional e interinstitucional (regional ou global);
  • WP2: formação pedagógica, digital e cultural de professores envolvidos na produção e avaliação de MOOCs que permanecerão disponíveis nas instituições para a formação continuada de outros professores;
  • WP3: criação de diretrizes de gestão para inovação pedagógica que impulsionam a transformação por meio do desenvolvimento de estratégias para a implementação da formação permanente de professores, da digitalização da educação e do reconhecimento de ecossistemas de aprendizagem em seus processos institucionais;
  • WP4: estabelecimento de modelos de colaboração baseados em ecossistemas de aprendizagem que relacionem a formação ministrada na universidade com questões contextuais e contemporâneas das instituições do entorno (mercado de trabalho, sociedade civil, entre outras);
  • WP5: a criação de estratégias de sustentabilidade para as transformações educacionais previstas no projeto e a criação de um hub para disseminar práticas de transformação digital e pedagógica nas instituições.

A partir de reuniões colegiadas presencial e remotamente (reuniões, kickoffs, treinamentos, consultas, workshops, entre outros) definiram-se quais competências são necessárias para atuação docente no ensino superior. Tais competências foram agrupadas em 3 MOOCs diferentes, produzidos por 25 desenvolvedores instrucionais (5 por instituição parceira) e analisados por aproximadamente 75 tutores das 5 universidades associadas. Esses MOOCs estão agora disponibilizados às comunidades das instituições de ensino superior e promovidos com base em estratégias desenvolvidas pelos gestores de cada instituição participante do projeto. Os MOOCs resultantes, concebidos em inglês, português e espanhol, foram:

  • MOOC de Competências Digitais e Pedagógicas - DigiPeda;
  • MOOC sobre Pedagogias Ativas com Ferramentas Digitais;
  • MOOC do mundo do trabalho: Competências digitais e inovação.

A aprovação nas atividades previstas nos MOOCs dará direito à certificação de formação de 60 horas, cada e poderá ser utilizado em procedimentos institucionais de formação continuada.

A equipe do Projeto EMBRACE convida toda a comunidade interna da UFABC, bem como a comunidade externa, a participarem do evento de lançamento dos MOOCs que ocorrerá no próximo dia 21 de maio a partir das 10h (horário de Brasília) e poderá ser acessado pelo link: Embrace MOOCs - Official course launch.

Após o lançamento, os cursos permanecerão abertos para que docentes, estudantes e demais interessados possam realizar a formação continuada de forma gratuita, contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras e conectadas às demandas da sociedade contemporânea.

Site Oficial EMBRACE.


Texto elaborado por: Allan Xavier e Carolina Carvalho - Equipe EMBRACE UFABC. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC).

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página