Página inicial > Notícias > UFABC prepara ações de acolhimento para o amplo retorno presencial com carinho, memória e afeto

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 16h26

Em 01 de junho a Universidade iniciou oficialmente o amplo retorno presencial de suas atividades, preparando-se para o retorno presencial das aulas, que ocorrerá no dia 06 de junho. Este momento, tão esperado por toda a comunidade universitária, é também tempo de reflexão e de superação, afinal foram mais de dois anos marcados pelo distanciamento de pessoas queridas e de perdas que impactaram a vida dos(as) servidores(as), alunos(as) e trabalhadores(as) em situação de terceirização, bem como impactaram a história da UFABC.

A UFABC tem planejado esse retorno com a devida atenção e cuidado que o momento exige, considerando que tão importante quanto a volta das atividades acadêmicas presenciais, é fundamental que todos e todas sejam recebidos com carinho e amparo. Para isso, a Universidade tem incentivado, acolhido e apoiado iniciativas da nossa comunidade universitária que visem tornar esse retorno mais afetuoso.

Uma das atividades programadas para o amplo retorno presencial é a ação “Pessoas queridas, presentes! Memórias corporificadas em afeto”, que busca manter viva e presente a memória das pessoas queridas da comunidade universitária que se foram, através de lembranças carinhosas.

Pessoas queridas, presentes Memórias corporificadas em afeto UFABC

O grupo de servidores articulados nessa atividade orientam sobre a participação da comunidade “Convidamos cada uma e cada um de vocês a nos enviar fotos, mensagens, poemas, músicas, imagens, entre outros elementos que possam estabelecer essa conexão carinhosa com as pessoas queridas que partiram. Nossa proposta é que este material possa configurar instalações nos dois campi da UFABC, em espaços de circulação, de modo que cada uma dessas pessoas permaneça presente em nosso retorno às atividades presenciais.”

Esses espaços serão destinados para homenagear os colegas de trabalho que conviveram com a comunidade, mas também as pessoas próximas de cada um e cada uma, que partiram nestes últimos anos. Os materiais podem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., cuidando para que tenham boa nitidez, porém sem ultrapassar 10 MB de tamanho. Nas próximas semanas outras atividades de acolhimento serão divulgadas e a comunidade convidada a participar desse momento tão impar para a história da UFABC.

Aproveitamos, ainda, para reforçar que as principais dúvidas da nossa comunidade sobre os procedimentos necessários para o amplo retorno presencial foram respondidas e disponibilizadas na página: De volta aos campi

Bom retorno presencial a todas e todos!

Marcador(es):