Página inicial > Notícias > UFABC atualiza protocolos de biossegurança para servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os)

Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 15h35

Nesta sexta-feira, 8 de julho, foi publicada portaria que atualiza os protocolos de biossegurança para servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os) da UFABC.

Além de reforçar orientações já indicadas anteriormente, como uso obrigatório de máscaras, manutenção do esquema vacinal completo e boas práticas de convivência para evitar a transmissão do coronavírus na Universidade, a Portaria nº 2588/2022 traz atualizações sobre os protocolos de testagens semanais para este público.

Nesse sentido, as principais mudanças observadas, no âmbito dos testes semanais, são:

• Segue obrigatória a realização semanal de testes fornecidos pela UFABC por servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os) da UFABC. Para discentes, as testagens ocorrem por amostragem, de acordo com as indicações do Núcleo de Monitoramento e Testagens.
  • Havendo indicação de resultado positivo no teste realizado pela UFABC ou em outro teste antígeno realizado fora da Universidade, as pessoas devem buscar atendimento médico para orientações e avaliação.
  • Como providência administrativa, há dois encaminhamentos previstos na UFABC:
  1. Afastamento das atividades laborais por indicação médica (neste caso, os documentos comprobatórios devem ser devidamente apresentados à instituição, seguindo as orientações da SUGEPE para Licença de Tratamento da Própria Saúde).
  2. Caso não haja recomendação médica para afastamento formal das atividades no trabalho, a UFABC resguarda afastamento das atividades presenciais por 7 dias consecutivos, a contar da data do resultado positivo do seu teste.

Após os 7 dias, não há necessidade de realizar um novo teste para retomada das atividades presenciais. Basta retornar à Universidade e manter a rotina de realização semanal dos testes.

Todos os detalhes sobre os protocolos de biossegurança e sobre os procedimentos que devem ser adotados por servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os) da UFABC, estão disponíveis na Portaria nº 2588/2022. Não deixe de ler!

Informações completas sobre o retorno presencial na UFABC também estão disponíveis na página: De volta aos Campi: Retorno presencial na UFABC

Marcador(es):