Página inicial > Notícias > Portaria da Reitoria atualiza normas e orientações de biossegurança voltadas ao retorno presencial seguro e às boas práticas de convivência nos campi da UFABC

Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2022, 12h09

Na última terça-feira, 17 de maio, a Reitoria da UFABC publicou uma nova portaria (nº2461/2022) que atualiza as orientações e normas de biossegurança nos campi, com intuito de garantir as condições de segurança necessárias para a realização de atividades presenciais dos servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as) no âmbito da UFABC.

O referido documento reitera a manutenção da obrigatoriedade de uso de máscaras em todas as dependências da Universidade, inclusive nos fretados, reforça a necessidade de a comunidade universitária manter o esquema vacinal completo contra a Covid-19 e a realizar os testes fornecidos pela UFABC para detecção de SARS-CoV-2, (vale lembrar que servidoras(es) e terceirizados mantém obrigatoriedade de realização semanal dos testes e discentes farão testagens por amostragem - seguindo as orientações do Núcleo de Monitoramento e Testagens da instituição).

Adicionalmente, a portaria apresenta seções que trazem instruções e regramentos sobre os protocolos epidemiológicos e as boas práticas de convivência presencial nos principais espaços e situações cotidianas da UFABC.

Confira, a seguir, um resumo com as principais orientações dispostas na portaria:

• A partir de 1º de junho, os locais de trabalho da UFABC poderão contar com 100% de ocupação;
  • Áreas com condições de ventilação limitadas estarão sinalizadas e, nestes espaços, as pessoas devem manter distanciamento de 1,5m ou, quando não for viável, utilizar máscaras de alta filtragem (PFF2 / N95);
  • Sugere-se manter portas e janelas abertas. Ademais, indica-se que sejam evitados ar condicionado, cumprimentos entre colegas com aperto de mãos, beijos ou abraços e compartilhamento de utensílios e materiais de escritório;
  • Durante a permanência nos refeitórios e espaços para alimentação, é importante que o distanciamento físico seja mantido e que a máscara só seja retirada durante o período de refeição. Também é indicado que as pessoas conversem somente o essencial durante estes momentos dedicados à refeição.
  • Os elevadores da UFABC estão liberados para uso com capacidade máxima. No entanto, recomenda-se que, sempre que possível, sejam priorizadas as escadas, mantendo a utilização prioritária dos elevadores para pessoas que apresentam alguma impossibilidade de se locomover pelas escadas.
  • Em Santo André, a partir de primeiro de junho, as portarias abertas à comunidade serão: Portaria 1, próxima ao Carrefour, para entrada e saída de pedestres; Portaria 6, na na Rua Abolição, para entrada e saída de alunos; Portaria 7, na Rua Oratório, para entrada de servidores e visitantes, provisoriamente e Portaria da Torre do Relógio, para entrada de usuários do Fretado. Nas primeiras semanas, as portarias da Rua Santa Adélia e da Avenida dos Estados permanecerão fechadas. Assim que se iniciar o novo contrato de Portarias e Recepção da UFABC, estes acessos também serão reativados. No campus de São Bernardo do Campo, o acesso principal permanece via Alameda da Universidade. A portaria da Rua Arcturus também estará aberta para pedestres. A previsão é que os espaços esportivos, estejam disponíveis, a partir de 6 de junho, seguindo as mesmas diretrizes de uso vigentes antes da pandemia.

O material normativo divulgado nesta terça também orienta trabalhadoras e trabalhadores a não comparecerem à Universidade quando estiverem com sintomas gripais, avisando as chefias e, sempre que possível, buscando atendimento médico.

Leia a portaria na íntegra no link abaixo e siga acompanhando os canais de comunicação oficiais da UFABC para saber sobre o retorno presencial aos campi da Universidade.

Portaria da Reitoria Nº 2461/2022 - Atualiza as orientações e normas de biossegurança nos campi, com intuito de garantir as condições de segurança necessárias para a realização de atividades presenciais dos servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as) no âmbito da UFABC.

Para outras informações e dúvidas, acesse também a página De volta aos campi: Retorno presencial na UFABC.

Atualizado em 30/05/2022.

As áreas de convivência internas e externas, os espaços esportivos, os armários, os estacionamentos, as portarias de acesso aos campi e as recepções dos prédios terão acesso integralmente disponíveis, a partir de 1º de junho, com regras e diretrizes vigentes antes da pandemia.

Marcador(es):