Página inicial > Notícias > UFABC publica resolução do ConsUni que suspende plano de retomada e delibera por ampliação de retorno presencial na Universidade a partir de junho

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 16h28

No último dia 29 de março o Conselho Universitário da UFABC aprovou, em sessão extraordinária, a resolução que indica a suspensão do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais na UFABC e estabeleceu as condições para o amplo retorno presencial na Universidade a partir de 01 junho de 2022, mês que marca o início do segundo quadrimestre deste ano.

O amplo retorno presencial previsto pela resolução, garante a retomada, já iniciada nos últimos meses (Fase 1), das estruturas de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, tais como biblioteca, laboratórios, áreas de estudo, unidades administrativas, entre outros. Entre abril e maio deverão ser tomadas as providências necessárias para que o atendimento presencial volte a ocorrer em condições adequadas, considerando os protocolos de biossegurança, a especificidade das atividades de cada área  e a disponibilidade de pessoal.

Entre as condições mantidas para o retorno, estão o uso obrigatório de máscaras do tipo PFF2 e/ou N95, a exigência do comprovante de vacina, o monitoramento da comunidade (por meio das testagens semanais, do monitoramento do ar e do esgoto), a manutenção do grupo de ampliado de risco (que continuará a ter facultada a manutenção de atividades remotas) e a manutenção e ampliação  dos protocolos de biossegurança (que deverão contar com o trabalho da Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho e da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público).

De acordo com a resolução, os serviços de transporte intercampi, os restaurantes universitários, as bibliotecas e as copas estarão garantidos no 2º quadrimestre de 2022. Caso os serviços não possam ser retomados até o início das atividades presenciais, serão tomadas medidas paliativas até a normalização de sua oferta. O pagamento de bolsas institucionais e auxílios socioeconômicos também está garantido, obedecendo as prioridades estabelecidas pela Resolução de Diretrizes Orçamentárias.

O documento aprovado pelo ConsUni também estabelece que o 2º quadrimestre de 2022 será considerado um Quadrimestre Suplementar, permanecendo válidas as resoluções ConsEPE nº. 240 e nº. 245, incluindo suas modificações e outras normativas pertinentes.

Links úteis

A II Sessão Extraordinária do ConsUni foi transmitida ao vivo e está disponível na página dos Conselhos.

As principais orientações sobre o retorno às atividades presenciais estão disponíveis na página: De volta aos campi: Retorno presencial na UFABC.

A resolução aprovada pela ConsUni está no Boletim de Serviços da UFABC n.1133, publicado em 05 de abril de 2022.

Ingressantes da graduação 2022 - Início das aulas

O amplo retorno presencial em junho não muda o início das aulas para os ingressantes da graduação de 2022. O início das aulas para ingressantes da graduação está previsto para 19 de setembro de 2022.

É importante ressaltar que, antes do início das atividades em setembro, a UFABC já começa o processo de integração dos ingressantes, por meio de atividades destinadas a este público.

Para mais informação, acompanhe a página Ingresso 2022.

Marcador(es):