Página inicial > Notícias > UFABC promove campanha sobre o uso de máscaras PFF2 e N95 e atualiza protocolos de biossegurança para aulas presenciais

Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 17h22

Conheça as atualizações dos protocolos de acesso e permanência nos campi da Universidade.

A maior parte dos casos recentes de COVID-19 registrados no Brasil têm sido causada pela nova variante ômicron, mais contagiosa em comparação às outras cepas da doença.

A ômicron possui alta taxa de transmissibilidade, por isso é preciso atenção redobrada aos cuidados e medidas preventivas e de segurança.

Neste momento de retomada das atividades presenciais na Universidade, conforme a Portaria da Reitoria nº 2093/2021 e a Portaria da Reitoria Nº 2213/2022, é obrigatório o uso de máscaras de alta filtragem (tipo PFF2 ou N95) em todos os espaços dos campi da UFABC.

Nos laboratórios didáticos e de pesquisa é explicitamente proibida a entrada e permanência de pessoas que não estejam utilizando corretamente as máscaras de alta filtragem.

As máscaras PFF2 e N95 possuem vantagens adicionais e são mais seguras em comparação aos outros tipos, como as máscaras de tecido e as de TNT. Os modelos exigidos pela UFABC, além da maior capacidade de filtragem, possuem alças de ajustes que permitem uma vedação melhor e se adaptam de forma correta ao rosto.

Nas máscaras PFF2 e N95 é possível encontrar uma numeração chamada CA (Certificado de Aprovação), que indica que aquele é um EPI (equipamento de proteção individual) e, portanto, passou por testes e encontra-se aprovado para o uso e comercialização.

Conforme determinação da ANVISA (Norma Técnica 05/2020), as máscaras PFF2 e N95 podem ser utilizadas mais de uma vez. No entanto, máscaras úmidas, sujas, rasgadas, amassadas, com vincos ou que não ofereçam mais a vedação correta devem ser imediatamente descartadas. A periodicidade para troca dependerá do uso e das condições de cada máscara.

campanha mascaras pff2 n95 card 1 ufabc 2022campanha mascaras pff2 n95 card 2 ufabc 2022

Algumas peças da campanha sobre a utilização de máscaras PFF2 e N95.

campanha mascaras pff2 n95 card 3 ufabc 2022

Esta medida de segurança considera os últimos boletins epidemiológicos e as recomendações do Núcleo de Monitoramento e Testagem da UFABC.

Atualização nos protocolos de biossegurança das atividades didáticas presenciais da graduação e da pós-graduação

Em função da orientação ao retorno presencial, em 07 de dezembro de 2021, a Reitoria publicou a Portaria da Reitoria nº 2103/2021, que orienta a comunidade acadêmica sobre a necessidade de cumprimento dos protocolos de biossegurança durante a realização das atividades didáticas presenciais, tanto na graduação como na pós-graduação.

Em 04 de março de 2022, os protocolos de biossegurança foram atualizados. A principal alteração informa que não é mais necessário suspender as aulas das turmas em que houver confirmação de caso positivo de COVID-19. Nessa situação, apenas a pessoa que testou positivo deverá se afastar por 10 dias, se sintomática, ou por 7 dias se assintomática.

Com o intuito de orientar a comunidade universitária, a UFABC criou também uma página com perguntas e respostas sobre o retorno às atividades presenciais.

Vai à UFABC?

fase 01 divulgacao 01 instrucoes 01fase 01 divulgacao 01 instrucoes 02

Confira a lista completa dos protocolos de biossegurança e outras informações nos links abaixo:

Atualização em 05/04/2022: Plano de retomada gradual das atividades presenciais  SUSPENSO  por resolução do Conselho Universitário.

Ampliação de retorno presencial na Universidade a partir de junho de 2022