Página inicial > Notícias > Universidade entra em fase de retorno às atividades presenciais

Universidade entra em fase de retorno às atividades presenciais

Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 11h31

A UFABC volta a realizar parcialmente atividades regulares de ensino em seus dois campi a partir de 14 de fevereiro. Parte das aulas, principalmente de disciplinas práticas, serão presenciais enquanto outras de conteúdo teórico continuam na modalidade remota. O retorno segue o documento interno Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais no qual a Universidade mudou para etapa com menor nível de restrições.

Essa nova fase contempla a presença física de um percentual de integrantes da comunidade universitária para realização de atividades didáticas, de pesquisa e administrativas. Cerca de duas mil pessoas devem circular semanalmente na Universidade com as novas condições de acesso.

O ingresso nas dependências internas condiciona-se à declaração de situação vacinal completa e uso de máscara cobrindo boca e nariz. Pessoas não imunizadas em decorrência de questões médicas – amparadas por atestado comprobatório – terão o caso avaliado individualmente. As informações devem ser fornecidas por meio de formulário eletrônico a cada quadrimestre ou atualizadas, quando for o caso.

Acompanhamento

A Universidade manterá o monitoramento interno semanal da situação epidemiológica da pandemia por meio de testes RT-PCR por saliva. Desenvolvido na própria instituição e disponível desde maio do ano passado, esse exame com autocoleta de amostra destina-se a todas as pessoas que necessitam ingressar nos campi. Quando houver detecção de casos positivos de COVID-19, aulas presenciais serão suspensas por duas semanas para as turmas em que houver a ocorrência e os servidores e alunos infectados ficarão afastados pelo mesmo período.

Além do reforço da necessidade de que os frequentadores da UFABC mantenham distanciamento social e limpeza regular das mãos, haverá disseminação de diversas condutas e recomendações específicas a serem adotadas durante a permanência nos campi. No caso do desenvolvimento das aulas, os ambientes deverão permanecer com a presença restrita às pessoas envolvidas.

Outras recomendações são o uso individual de garrafa de água – evitando bebedouros, restringir ingestão de alimentos e bebidas para minimizar a manipulação da máscara de proteção, não compartilhar itens de uso pessoal, evitar a circulação em elevadores e manter ventilação com portas e janelas abertas, sem ar-condicionado.

Se a alimentação for necessária, recomenda-se que ocorra na própria estação de trabalho ou nas copas identificadas. Em caso de sintomas gripais e/ou de resfriado, a indicação é para que a pessoa não vá aos campi.

Instruções - Ida aos campi

fase 01 divulgacao 01 instrucoes 01fase 01 divulgacao 01 instrucoes 02

Vai à UFABC?

• Preencha o formulário de acesso ao campus uma única vez por quadrimestre.
  • Verifique se você faz parte da composição do Grupo Ampliado de Risco. Caso apresente alguma das condições da lista, é recomendado que você não compareça à Universidade.
  • Ao chegar na UFABC, retire um kit de testagem pra SARS-CoV-2 e siga as instruções para a autocoleta.
  • Se precisar ir à UFABC mais de uma vez na mesma semana, faça o teste para SARS-CoV-2 apenas uma vez a cada 7 dias.
  • Respeite os protocolos de biossegurança (uso de máscara, distanciamento social, limpeza regular das mãos, entre outros).

Protocolos de biossegurança

fase 01 divulgacao 02 protocolos atualizado 01fase 01 divulgacao 02 protocolos atualizado 02

Precisa ir aos campi da UFABC?

Atente-se aos principais protocolos de Biossegurança:

• Use máscara cobrindo boca e nariz. É exigido o uso de máscara com máxima capacidade de filtragem (tipo PFF2 ou N95) - atualização em 10/02/2022 - Portaria da Reitoria Nº 2213/2022;
  • Faça a lavagem regular das mãos e/ou uso de álcool em gel
  • Mantenha o distanciamento social e evite cumprimentos que impliquem aproximação.
  • Utilize garrafas de água de uso individual e não compartilhe itens de uso pessoal.
  • Dê preferência à utilização de escadas, evitando os elevadores.
  • Mantenha portas e janelas abertas para ventilação do ambiente e evite o uso de ar-condicionado.
  • A utilização de espaços sem ventilação natural deverá observar rigorosamente as condições de segurança estabelecidas.

Confira a lista completa dos protocolos de biossegurança e mais detalhes nos links abaixo.

Mais informações:

Divulgação de protocolos de biossegurança

Protocolos das atividades didáticas presenciais

Plano de retomada gradual das atividades presenciais - Fase 1

Sobre a atual situação epidemiológica no âmbito da Universidade

Diante do novo aumento de casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, o reitor em exercício da UFABC, Wagner Carvalho, traz um pronunciamento para toda comunidade universitária, acerca da situação epidemiológica no âmbito da Universidade.

Pronunciamento Reitoria • Sobre a atual situação epidemiológica no âmbito da Universidade

Notícia publicada em 28/01/2022 e atualizada em 07/03/2022.

Assessoria de Comunicação Imprensa

<div class="module">