Página inicial > Administração > Comissões > Comissão de Ética > Administração > Administração

Administração

A Universidade Federal do ABC integra a rede de universidades públicas do Governo Federal. Ela é um órgão de administração indireta do Ministério da Educação, subordinada e vinculada a uma estrutura que busca o desenvolvimento do ensino superior no País. A maior parte dos recursos que mantém a UFABC provém de dotações previstas no Orçamento Geral da União.

A gestão da Universidade obedece preceitos democráticos definidos, aprovados e fiscalizados por conselhos deliberativos, que são formados pelos dirigentes nomeados e por representantes eleitos pela comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos-administrativos).

A UFABC é um sistema integrado cujo projeto contempla a existência de vários “campi”. O primeiro deles está em fase de construção em Santo André e próxima expansão ocorrerá com outro campus em São Bernardo do Campo.

Por sua natureza jurídica de instituição fundacional pública, a interação comercial entre a Universidade e agentes fornecedores de produtos e serviços segue normas e processos legais. Pela mesma razão, o ingresso no quadro de servidores efetivos, como técnico-administrativos ou professores, só ocorre por meio de aprovação em concurso público.

Registrado em: Administração