Página inicial > Notícias > Câmara Municipal de Santo André presta homenagem aos 15 anos da UFABC

Câmara Municipal de Santo André presta homenagem aos 15 anos da UFABC

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 09h31

No último dia 1º de dezembro, a Câmara Municipal de Santo André realizou Sessão Solene em homenagem aos 15 anos da Universidade Federal do ABC, comemorados em 2021. Compuseram a mesa solene da cerimônia: o Presidente da Câmara, Vereador Pedrinho Botaro, o Reitor da UFABC, Prof. Dácio Matheus, o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Wagner Carvalho, e o Vereador Ricardo Alvarez.

Na foto, quatro homens seguram uma placa de homenagem a Universidade Federal do ABC

Na foto, o momento da entrega da Placa de Homenagem aos 15 anos da UFABC. Da esquerda para a direita: o Vereador de Santo André Ricardo Alvarez; o Reitor da UFABC Dácio Roberto Matheus; o Vice-Reitor da UFABC Wagner Carvalho e o Vereador de Santo André Pedrinho Botaro. Créditos: Roberto T. Matos (Câmara de Santo André).

O Vereador Ricardo Alvarez ressaltou, em sua fala, o papel social enorme da UFABC na região, e em especial à cidade de Santo André, que “tem sofrido muito com a perda de uma capacidade industrial e produtiva e a Universidade pode e deve dar uma contribuição nesse sentido”. Além de ressaltar a importância atual da Universidade, lembrou também de uma passagem histórica importante para a história da UFABC “Tem uma questão que precisa ser sempre lembrada: a Universidade Federal do ABC é produto de uma luta social no ABC. Ela só existe porque houve um movimento muito forte que juntou partidos políticos, movimentos sindicais, movimentos de habitação, movimentos sociais, estudantes, professores, e o publico geral do ABC, que lutou duro pela criação da Universidade Pública do ABC”.

Ao final de sua fala, o Vereador Ricardo (que participou da comissão de instalação da Universidade Pública do ABC representando a Câmara de Santo André na época) presenteou a Universidade com o livro original com coleta de assinaturas pela criação da Universidade em ato realizado na Fundação Santo André em 2003. Além das assinaturas dos estudantes, professores e autoridades daquele momento, presentes naquele ato, consta no livro também a Carta Manifesto pela Universidade Pública do ABC.

Na foto, quatro homens olha para frente em frente ao hall da Camarâ de Santo André

Na foto, o livro de assinaturas. Da esquerda para a direita: o Vereador de Santo André Pedrinho Botaro; o Vice-Reitor da UFABC Wagner Carvalho; o Vereador de Santo André Ricardo Alvarez e o o Reitor da UFABC Dácio Roberto Matheus. Créditos: Roberto T. Matos (Câmara de Santo André).

Em seguida, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Pedrinho Botaro, homenageou a UFABC condecorando o Reitor, o Vice-Reitor e a Instituição com o Diploma de Honra ao Mérito pelos 15 anos da UFABC, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela Universidade para a educação na Região.

O Vice-Reitor Wagner Carvalho ressaltou o papel da Universidade Federal do ABC para a sociedade “ensino, pesquisa, cultura, extensão, internacionalização, buscando sempre a excelência, interdisciplinaridade, as politicas afirmativas e de inclusão social”. E ressaltou que “Na perspectiva de promoção do desenvolvimento econômico e social do país, não há como desconsiderar o papel da ciência, tecnologia e inovação”.

Já o Reitor Dácio Roberto Matheus destacou que o reconhecimento da Câmara é muito importante para a Universidade, uma vez que a Instituição almeja se sentir pertencendo à Sociedade e notou que muitos dos que hoje formam a UFABC “se mudaram para a Região do ABC atraídos por um projeto pedagógico inovador e pelo apelo de uma região que clamava e clama ainda por ensino superior”. Lembrou ainda que “a UFABC, com muito orgulho, traz no seu nome o ABC dessa Região, então quer ser reconhecido por essa região e quer se colocar à serviço dessa Região e de todo país; e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a população e toda a humanidade”.

Por fim, o presidente da Câmara de Santo André, Vereador Pedrinho Botaro ressaltou que tal homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da casa e destacou que “a educação não pode ser segregadora, pelo contrário, devemos cada vez mais olhar as pessoas em sua essência e garantir que todos tenham sua vida em plenitude e sejam respeitadas”.

A Sessão em Homenagem à UFABC pode ser assistida, na íntegra, no vídeo abaixo:

Sessão Solene - 15 anos da UFABC - TV Câmara Santo André

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa. Fotos: Roberto T. Matos (Câmara de Santo André).

Marcador(es):