Página inicial > Notícias > UFABC celebra trajetórias de extensão e cultura em eventos integrados

UFABC celebra trajetórias de extensão e cultura em eventos integrados

Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 12h03

Atividades sobre extensão, arte, cultura e tecnologia marcaram programação de aniversário

A UFABC promoveu de 15 a 18 de junho o VII Conexão (Congresso de Extensão Universitária da UFABC) e a 4ª SACT (Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC). Em sessões virtuais, os eventos integraram o calendário comemorativo dos 15 anos da Universidade. As apresentações abordaram diversos aspectos que envolvem o trabalho de extensão universitária, desde a trajetória da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) na UFABC, impactos regionais e inserção curricular.

As sessões também trataram da ciência e tecnologia sob perspectivas da literatura, arte, política e do contexto pandêmico. Completaram a programação apresentações musicais, visita a uma exposição sobre pesquisa espacial e lançamento de livro sobre a trajetória do cineasta Aron Feldman.

Na conferência de abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Leonardo Steil, destacou que a UFABC, ao longo dos últimos 15 anos, tem consolidado ações que vão além da promoção do pensamento científico. Segundo ele, a Universidade se tornou também um centro de fomento à cultura.

Vídeos das apresentações:

Os vídeos das apresentações estão disponíveis em lista no canal da UFABC no YouTube e também em listagem abaixo:

Celebrando trajetórias extensionistas e culturais

Em comemoração aos 15 anos da UFABC, convidamos as gestões anteriores a memorar conosco a história da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com reflexões sobre o alcance, a trajetória e a reinvenção/readequação das ações extensionistas e culturais ao longo do tempo.

Caminhos para a Curricularização da Extensão

A mesa contará com docentes que, por seus conhecimentos teóricos e experiências práticas no tema, apontarão à comunidade acadêmica caminhos para a inserção da extensão universitária nos cursos de graduação, garantindo a implementação da estratégia 12.7. do Plano Nacional de Educação e o cumprimento da Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação.

Conferência de abertura “Impactos da Extensão e Cultura no ABC”

Reflexões sobre o papel das universidades, a pandemia e o impacto das ações de extensão e cultura na região do ABC, como fomento de ação coletiva.

Visita guiada à exposição "Conquistando o espaço"

Será utilizado o artifício da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) como ferramenta para a organização e aplicação de uma sala cultural do setor aeroespacial em uma experiência única e imersiva.

Apresentação da cantora Luana

Apresentação musical de Luana Mascari, cantora e compositora.

Escrevendo a ciência: Diálogos entre literatura e Ciência

Diálogo que visa abordar a importância da divulgação científica para crianças e jovens e como é possível integrar a ciência e a literatura.

Extensão e Cultura em tempos de pandemia

Reflexões sobre como ações culturais e extensionistas desenvolveram suas atividades no período de pandemia e como se reinventaram, mantendo ou mesmo ampliando seus públicos, apontando dificuldades enfrentadas e estratégias de adaptação de seus métodos.

Apresentação: Gravação da música "Pela Internet" de Gilberto Gil

A música "Pela Internet", de Gilberto Gil, pertence ao álbum "Quanta" (1997), que é um trabalho todo dedicado à temática de Arte e Ciência. Nesse sentido, o vídeo é um presente para a UFABC, como homenagem aos 15 anos da Universidade e ao Gilberto Gil (que aniversaria em junho), e em defesa da ciência, educação e cultura.

Lançamento do livro “Aron Feldman: Cinema nas veias”

Livro sobre o cineasta Aron Feldman (1919-1993) que visa documentar e ressaltar a importância do cineasta de Santo André no contexto da cultura e do cinema nacional.

Cultura e mediação tecnológica: conexões entre arte e política no contexto da brasilidade

Com interesse em refletir sobre os impactos e desafios impostos pelo avanço tecnológico na dimensão cultural (por onde também se desdobram questões artísticas, sociais e políticas), a mesa debaterá sobre os dilemas da mediação tecnológica a partir dos entre lugares da arte com a política no contexto contemporâneo e brasileiro.

Apresentação: Klavier Educação Musical

A Klavier é um centro de educação musical atuante há 31 anos em SBC. Atualmente, trabalha com estimulação musical para bebês e aulas de instrumento para crianças a partir de 3 anos de idade. Mais do que uma formação musical, a klavier trabalha com a formação integral do ser humano, preparando os alunos para as diversas situações extra musicais que vão enfrentar em suas vidas. Assim, o desenvolvimento do caráter e da autonomia, por exemplo, estão em primeiro plano e a música se torna uma ferramenta para se atingir esses objetivos.

Marcador(es):